Ideologia do Género e Eutanásia: Contributos da Conferência Episcopal Portuguesa

Na leitura da actualidade informativa importa recordar os documentos sobre a ideologia do género e a eutanásia publicados pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP):

IDEOLOGIA DO GÉNERO

EUTANÁSIA

Borba: Procissão do Senhor Jesus dos Aflitos

Realizou-se no domingo, dia 18 de Agosto, em Borba, a Solene Procissão em Honra do Senhor Jesus dos Aflitos, um dos pontos altos das Festas em Honra do Senhor Jesus dos Aflitos, que decorre até dia 19 de Agosto. Este acto foi presidido por D. Francisco José Senra Coelho, Arcebispo de Évora e contou com a presença de várias centenas de pessoas, informou a Rádio Borba.

Veja aqui a foto-reportagem da Rádio Borba:

 

Borba aflitos_1 Borba aflitos_2 Borba aflitos_3 Borba aflitos_4

 

 

 

Benavila: Bênção da Capela de Nossa Senhora d’Entre Águas

A obra de conservação da Capela de Nossa Senhora d’Entre Águas foi inaugurada no passado domingo, 18 de agosto, numa cerimónia que colocou lado a lado o Presidente da Câmara Municipal de Avis, Dr. Nuno Silva, o Arcebispo Metropolitano de Évora, D. Francisco José Vilas Boas Senra de Faria Coelho, o Diretor de Serviços de Bens Culturais, da Direção Regional de Cultura do Alentejo, Arq.º João Pires, e o Pároco Domingos Miguel Coelho, em representação da Fábrica da Igreja Paroquial de Benavila, informou o município avisense.

A inauguração da obra, resultado de um protocolo estabelecido entre o Município de Avis, a Fábrica da Igreja Paroquial de Benavila e a Direcção-Geral das Autarquias Locais com o objectivo de levar adiante a intervenção de reabilitação deste Santuário de grande devoção, não só por parte da população de Benavila, mas também de todo o concelho de Avis, e que se encontrava em avançado estado de degradação, contou também com a presença do  Presidente da Assembleia Municipal de Avis, Dr. Manuel Coelho, restante executivo municipal e de um alargado número de convidados, entre Presidentes de Câmaras, Juntas/Uniões de Freguesias, Associações, IPSS’s e população em geral.

Após a sessão formal de inauguração, com o descerramento de uma placa alusiva ao ato, seguiu-se a bênção, por D. Francisco José Vilas Boas Senra de Faria Coelho, ao templo, que se apresenta agora renovado, com uma nova cobertura, novos vãos de portas e janelas e iluminação adequada ao espaço, terminando este evento com um beberete, oferecido pelo Município a todos os presentes.

Veja aqui a Reportagem fotográfica do Município de Avis

capela Nossa Senhora dentre Aguas capela Nossa Senhora dentre Aguas1 capela Nossa Senhora dentre Aguas2 capela Nossa Senhora dentre Aguas3 capela Nossa Senhora dentre Aguas4 capela Nossa Senhora dentre Aguas5

capela Nossa Senhora dentre Aguas6 capela Nossa Senhora dentre Aguas7

Município de Campo Maior agradece ao Pe. João Luís Silva

O Salão Nobre dos Paços do Concelho recebeu na tarde de 18 de Agosto, a Cerimónia de Agradecimento ao Padre João Luís Silva pelo trabalho desenvolvido na Paróquia de Campo Maior durante os últimos dois anos, informou o a Câmara Municipal de Campo Maior.

O Município campomaiorense quis também sublinhar o trabalho desenvolvido pelo Pe. João Luís Silva na comunidade paroquial na defesa e divulgação da Mensagem de Fátima do qual  é assistente diocesano.

O Presbítero da Arquidiocese de Évora afirmou que aceitou a distinção “em nome do Movimento da Mensagem de Fátima”.

 

Fotos do Município de Campo Maior:

2campo maior pe joao1 campo maior pe joao campo maior pe joao1 campo maior pe joao2 campo maior pe joao3 campo maior pe joao4 campo maior pe joao5 campo maior pe joao6 campo maior pe joao7 campo maior pe joao8

15 de Agosto/Coruche: Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo

No dia da Assunção de Nossa Senhora e feriado nacional, 15 de agosto, é por tradição o dia da programação religiosa das Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo, em Coruche. O Arcebispo de Évora presidirá pelas 12h, à Eucaristia solene, e pela tarde, pelas 18h, presidirá à Procissão em Honra de Nossa Senhora do Castelo, que todos os anos traz a Coruche milhares de devotos, que em fé e oração acompanham Nossa Senhora do Castelo pelas ruas de Coruche até ao santuário.

nossa senhora_3

Real Ordem da Imaculada Conceição “é um monumento, não de pedra, mas cultural e histórico da libertação de Portugal”, diz Arcebispo de Évora

Após o Papa Francisco ter assinado o decreto que concede a Bênção Papal com indulgência plenária por ocasião do Ano Jubilar do bicentenário da fundação da Real Ordem da Imaculada Conceição de Vila Viçosa, celebrou-se esta quarta feira (14 de agosto) a eucaristia onde foi assinalada oficialmente a Indulgência Plenária Jubilar na Arquidiocese de Évora.

A eucaristia foi celebra no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa, sendo presidida por sua Excelência o Sr. Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho.

A Rádio Campanário marcou presença e recolheu as declarações de D. Francisco Senra Coelho, que começa por referir que “estamos aqui a fazer memória daquele acontecimento tão importante para nós portugueses, que foi a libertação da presença francesa”.

O Arcebispo de Évora considera que “ao fim ao cabo celebramos o regresso da coroa do Brasil a Portugal e reassumimos a nossa autonomia”, lembrando que durante esse período “o sul de Portugal tinha como centro assumido Beja”, onde se encontrava a presença do General Junot.

D. Francisco Senra Coelho considera que “fruto da possibilidade de regressar a Portugal”, o monarca português “constitui esta ordem em ação de graças a Nossa Senhora”.

Os anos foram passando e “esta ordem passou a ser uma instituição honorífica para pessoas que aqui sofreram durante as invasões francesas”, refere o Sr. Arcebispo.

A Real Ordem da Imaculada Conceição de Vila Viçosa “ficou sempre ligada ao Duque de Bragança (…), ele nunca abdicou de ser a pessoa que a preside”.

D. Francisco Senra Coelho considera que “estamos perante um monumento, não de pedra, mas cultural e histórico da libertação de Portugal do poder francês”, acrescentando que “ao celebrar estes 200 anos somos convidados a valorizar a nossa liberdade”.

Texto e foto: Rádio Campanário

real ordem

15 de Agosto a 4 de Setembro: Agenda Pastoral do Arcebispo de Évora

Actividades Pastorais de D. Francisco José Senra Coelho de 15 de Agosto a 4 de Setembro de 2019:

Dia 15
– Dando continuidade ao plano pastoral de participar nas Peregrinações e Romarias populares, o Arcebispo de Évora preside às Festas de Nossa Senhora do Castelo, em Coruche, com celebração da Eucaristia, às 12h, e Procissão, às 18h.

Dia 17
– 19h – Celebra a Eucaristia, na Solenidade de Santa Beatriz da Silva para a Ordem da Imaculada Conceição (OIC), no Mosteiro da OIC em Campo Maior.

Dia 18
– 10h – Preside à Eucaristia da Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora d’Entre Águas, em Benavila, com a bênção da Capela, após as obras de conservação e restauro.
– 17h – Dando continuidade ao plano pastoral de participar nas Peregrinações e Romarias populares, o Arcebispo de Évora preside à Procissão do Senhor dos Aflitos, em Borba.

Dia 19
– 11h – Reunião com o Conselho Executivo da Fundação Eugénio de Almeida.

Dia 20
– 11h – Preside à Eucaristia no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Fronteira.

Dia 25
– 10h – Dando continuidade ao plano pastoral de participar nas Peregrinações e Romarias populares, o Arcebispo de Évora participa na Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Avis.
– 17h30 – Participa na Festa de Nossa Senhora da Orada, em Sousel.

Dia 28
– 15h – Participa na Semana Bíblica Nacional, proferindo a conferência “A Missão nos Actos dos Apóstolos”.

Dia 31
– 19h – Na Paróquia de Santa Maria da Graça, em Monforte, preside à entrada dos novos Párocos in solidum, Padres Ronildo (moderador) e Abílio.

Dia 1 de Setembro
12h – Preside à Eucaristia do Dia da Comunidade na Paróquia de Santo André em Estremoz.
17h – Celebra a Eucaristia dominical e ministra o Sacramento da Confirmação na Paróquia de Santo António, na Terrugem (Elvas).

Dia 4
– Em Santiago do Cacém, no âmbito dos Caminhos de Santiago, profere a conferência “A importância da Peregrinação a Santiago de Compostela na Reconquista Cristã”.

17 de Agosto: Arcebispo de Évora celebra Solenidade de Santa Beatriz no Mosteiro em Campo Maior

No dia 17 de agosto, Solenidade de Santa Beatriz da Silva para a Ordem da Imaculada Conceição, a comunidade de Campo Maior tem a alegria de celebrar a festa da sua fundadora com uma Solene Eucaristia, pelas 19 horas, presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho.

 

san

san

18 de Agosto: Peregrinação de Nossa Senhora d’Entre Águas e bênção da obra de conservação da Capela

No dia 18 de Agosto, pelas 10h, o Arcebispo de Évora D. Francisco José Senra Coelho preside à Eucaristia da Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora d’Entre Águas, em Benavila, com a bênção da Capela, após as obras de conservação e restauro.

A obra a inaugurar, segundo informou o município de Avis, resultou de um protocolo estabelecido entre o Município de Avis, a Fábrica da Igreja Paroquial de Benavila e a Direção-Geral das Autarquias Locais, tendo como objectivo preservar aquele que é um dos elementos do património edificado mais emblemático do Concelho de Avis e que se encontrava num avançado estado de degradação. Orçamentada em cerca de 130.000 euros, a intervenção foi financiada em 85.000 euros pela autarquia e o restante valor pela Administração Central. Os serviços municipais elaboraram também o projecto e efectuaram o acompanhamento dos trabalhos.
A intervenção incidiu sobretudo na cobertura, passando pela substituição das peças de madeira degradadas e das telhas existentes por telhas de canudo, devolvendo alguns dos traços da construção original perdidos em intervenções anteriores. Foram substituídos os vãos de portas e janelas e procedeu-se à reabertura do vão lateral da capela-mor. Foi instalada nova caixilharia em madeira na capela e em chapa de ferro pintada nos anexos, mantendo o desenho previamente existente. A caixilharia da porta principal foi conservada e reforçada pelo interior com chapa de aço. O pavimento do alpendre exterior em tijoleira foi substituído. No alpendre e no interior da capela foi instalada iluminação adequada ao espaço. Um dos anexos foi adaptado de forma a criar uma instalação sanitária.
No decurso do acompanhamento arqueológico da obra foram iniciados trabalhos de prospecção que confirmaram a existência de um extenso núcleo pintural tardo-medieval no interior da capela com relevante interesse histórico. Trata-se de um conjunto de valor excepcional devido ao estado de conservação, à extensão da área pintada, ao contexto cronológico, à qualidade da execução e ao enquadramento histórico-artístico.
A Capela de Nossa Senhora d’Entre Águas foi construída no século XV e deve o seu nome ao facto de se situar na confluência de duas ribeiras: de Seda e da Sarrazola, hoje unidas na Albufeira do Maranhão. Possui uma arquitectura distinta, marcada pelos arcos que apresenta na frontaria e no lado sul. Neste templo encontra-se uma lápide do período romano que está classificada como Monumento Nacional desde 1910.
Segundo os registos históricos a imagem de Nossa Senhora que ali se encontrava era milagrosa, fazendo deste local um santuário ao qual rumavam muitos peregrinos.

 

NSEA6

18 de Agosto: Município de Campo Maior faz homenagem ao Pe. João Luís

O Pe. João Luís Silva será homenageado pelo Município de Campo Maior, no próximo dia 18 de Agosto, às 17:00 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelo trabalho desenvolvido na comunidade paroquial na defesa e divulgação da Mensagem de Fátima do qual  é assistente diocesano.

Pe_Joao Luis_convite