Congresso mariano realizou-se em Campo Maior

O Centro Cultural de Campo Maior recebeu entre os dias 15 e 17 de Junho, o primeiro Congresso Mariano Arquidiocesano, intitulado “Maria, Mãe para o 3.º Milénio”, organizado pelo Movimento da Mensagem de Fátima da Arquidiocese de Évora e que conta com o apoio do Município de Campo Maior.
O Congresso começou, no dia 15, com a sessão de abertura na qual tomaram parte o Arcebispo de Évora, D. José Alves, a Presidente do MMF da Arquidiocese de Évora, Maria Aleluia e o Presidente do Município campomaiorense, Ricardo Pinheiro.
A primeira conferência, intitulada “Fátima e o tempo contemporâneo – Uma leitura do significado histórico de Fátima”, foi proferida por Marco Daniel Duarte.
Na noite de 15 de Junho realizou-se ainda uma sessão cultural, com o Musical “Maria, sopro de vida”, por Rão Kyão.
No dia 16, a primeira conferência, “A Virgem Maria e a Eucaristia”, foi proferida pelo Cón. Mário Tavares de Oliveira, que sublinhou a importância de Maria para a Eucaristia. Seguiu-se a conferência “O segredo da Irmã Lúcia”, pelo jornalista Paulo Aido, da fundação AIS – Ajuda à Igreja que Sofre.
A tarde de 16 de Junho começou com o painel “Fátima um Manto de Luz”, moderado por Nuno Neves e contou com intervenções de: Manuela Eanes, fundadora do Instituto de Apoio à Criança, que é peregrina de Fátima há mais de meio século, da Irmã Amália Saraiva, da Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima e de Branca Paúl, médica pessoal da Irmã Lúcia, que acompanhou a pastorinha de Fátima desde 1991 até à sua partida para o Pai. Seguiu-se ainda a conferência “Fátima no mundo”, com Nuno Prazeres, do Apostolado Mundial de Fátima. Ainda na noite de 16 de Junho, realizou-se uma sessão cultural com a encenação de “Irmã Lúcia, uma oração”, por Maria José Paschoal.
No domingo, dia 17 de Junho, às 9h, decorreu a conferência “Nossa Senhora nas devoções populares da Arquidiocese de Évora, pelo Pe. Ricardo Cardoso.
O primeiro Congresso mariano da Arquidiocese de Évora encerrou com uma celebração eucarística.
Em declarações exclusivas à reportagem de “a defesa”, o Pe. João Luís, da organização do Congresso, fez um balanço “muito positivo” da iniciativa.
“Em primeiro lugar, é um evento novo na Arquidiocese, sendo o primeiro congresso mariano a realizar-se nesta Igreja Particular. Em segundo lugar, realiza-se numa periferia da Arquidiocese, longe dos grandes centros, e que chega as outras comunidades e a outras realidades”, explicou o Pároco campomaiorense, sublinhando que “Campo Maior é uma terra com uma devoção muito grande a Nossa Senhora e que agora tem oportunidade de reflectir e ter um conhecimento mais profundo da devoção a Nossa Senhora na Igreja”.

19 de Junho: Ex-ministra da Saúde, Ana Jorge nas “Conversas sobre Saúde”

Na edição deste ano das “Conversas sobre Saúde”, destinadas especificamente a médicos, enfermeiros e técnicos de saúde, para abordar o tema “Promover a humanização: a pessoa antes da técnica”, com a presença da Doutora Ana Jorge, médica e ex-ministra da Saúde. Será neste dia 19 de Junho, às 18.00h, no Auditório do Fórum Eugénio de Almeida. A entrada é livre.
Uma área que, de forma recorrente, levanta matéria para reflexão entre os profissionais de saúde é a necessidade de promover a humanização nos cuidados de saúde num tempo dominado, cada vez mais, pela primazia da tecnologia sobre a relação humana e por concepções economicistas da intervenção.
A organização é da Comissão Diocesana da Pastoral da Saúde e do SAER – Serviço de Assistência Espiritual e Religiosa do Hospital Espírito Santo.

A vida eterna estará em reflexão no Ser Igreja desta sexta-feira

Reflexos, o espaço mensal de reflexão sobre temas sempre actuais, da responsabilidade do cón. Manuel Maria Madureira da Silva, estará em destaque no programa Ser Igreja desta segunda semana de Dezembro. O tema da reflexão deste 8º Reflexo, intitulado “Descanse em Paz”, será a vida eterna.

No programa desta semana pode também ouvir o espaço da Fundação AIS – Ajuda à Igreja que Sofre (perseguição religiosa no mundo), o Espiga Doirada (espaço informativo) e ainda o espaço Palavra na Vida (Leitura e Comentário do Evangelho do próximo Domingo).

Não perca este interessante programa que será emitido nesta sexta-feira, a partir das 23h, nas seguintes rádios do Alentejo: Rádio Sim Alentejo em 97.5 FM; Rádio Despertar (Voz de Estremoz) em 94.5 FM; Rádio Campanário (Voz de Vila Viçosa) em 90.6 FM; e Rádio Telefonia do Alentejo (Évora) em 103.2 FM.

O programa será também emitido no próximo domingo, às 11h, nas seguintes emissoras: Rádio Elvas, Rádio Campo Maior e Rádio Nova Antena (Montemor-o-Novo).

Contudo, esta emissão pode também ser ouvida on-line na página oficial da Arquidiocese de Évora em dioceseevora.pt ou na página de Facebook da Arquidiocese de Évora.

16 de Junho: Encontro da LASE – Zona Sul realiza-se em Elvas

A Delegação da LASE na Zona Sul, vai realizar no próximo dia 16 de Junho, o seu encontro Regional, na cidade de ELVAS, com o seguinte programa:
10H00 – Encontro junto à Igreja do Salvador/Igreja do Colégio, sita na Rua dos Apóstolos.
10H30 – Visita à Sé de Elvas
11H00 – Reunião/Convívio numa das salas da Igreja do Salvador
12H00 – Eucarístia na Igreja do Salvador
13H00 – Almoço no restaurante Adega Regional
15H00 – Visita ao Forte da Graça, recentemente restaurado. Quem preferir, poderá optar por visitar o Museu Militar, em vez do Forte.
Por uma questão logística, solicita-se a todos os lasistas, para marcarem a sua presença, com a maior brevidade possível, para o Delegado Regional, EDUARDO PINA, email: epina368@hotmail.com ou Telm.967099752

Congresso Mariano Arquidiocesano em destaque no Ser Igreja – PROGRAMA JÁ DISPONÍVEL

Oiça aqui na íntegra o programa Ser Igreja desta segunda semana de Junho

O Congresso Mariano, que irá decorrer de 15 a 17 de Junho, em Campo Maior, na Arquidiocese de Évora, será o tema em destaque nesta emissão. Estaremos à conversa com o Pe. João Luís Silva, pároco de Campo Maior e assistente diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima, e que integra a organização do Congresso.

No programa desta semana pode também ouvir o Espiga Doirada (Espaço Informativo), a nova rubrica semanal da responsabilidade da Fundação AIS – Ajuda à Igreja que Sofre, que semanalmente aborda a perseguição religiosa no mundo, e ainda o espaço Palavra na Vida (Leitura e Comentário do Evangelho do próximo Domingo).

Não perca este interessante programa que será emitido nesta sexta-feira, a partir das 23h, nas seguintes rádios do Alentejo: Rádio Sim Alentejo em 97.5 FM; Rádio Despertar (Voz de Estremoz) em 94.5 FM; Rádio Campanário (Voz de Vila Viçosa) em 90.6 FM; e Rádio Telefonia do Alentejo (Évora) em 103.2 FM.

O programa será também emitido no próximo domingo, às 11h, nas seguintes emissoras: Rádio Elvas, Rádio Campo Maior e Rádio Nova Antena (Montemor-o-Novo).

Contudo, esta emissão pode ser ouvida on-line na página oficial da Arquidiocese de Évora em dioceseevora.pt ou na página de Facebook da Arquidiocese de Évora ou clique aqui.

10 de Junho: Arquidiocese de Évora celebra a Festa dos Povos

O Secretariado Diocesano das Migrações e Turismo vai promover no próximo Domingo, mais uma vez, a Festa dos Povos. Trata-se de uma iniciativa da Igreja para congregar em convívio festivo, imigrantes dispersos pela diocese.

O programa  é preenchido com Eucaristia, às 10 horas, na Igreja do Espírito Santo, a que se segue um convívio cultural, no ginásio do Seminário.

Termina com um almoço de confraternização, às 13h30, no refeitório do Seminário.

Sé de Évora, 10 de Junho: Concerto de Primavera

Integrado no programa da Rede de Museus da cidade,
liderado pela Entidade Regional de Turismo (ERT)

Associado à Primavera, anda a questão da vida e da morte, ou talvez melhor, da vitória da vida sobre a morte. Questão tão antiga como a humanidade, como o igualmente o é a representação de anjos e demónios.
O tema do concerto “Anjos e Demónios”  surge do espírito doutrinário da Contra-Reforma, onde os polifonistas espanhóis do século XVI escreveram inúmeras Missas de Batalha, com o propósito de simbolizar o combate místico do Bem e do Mal.  A inspiração para estas missas vinha do material temático-motívico da canção “La Guerre” do francês Clément Janequin (c.1485-1558), que descreve com efeitos sonoros de batalha, a batalha de Marignano, travada às portas de Milão em Setembro de 1515. As batalhas criaram um género instrumental, em particular para órgão, onde podemos escutar ritmos de fanfarra,  baterias de acordes com a utilização das trombetas horizontais dos órgãos ibéricos, estridentes e de resposta rápida. Estas obras tornam-se de grande circulação em toda a península Ibérica no século XVII e mesmo em Itália.
É neste contexto da batalha entre o Bem e o Mal que surge o tema do nosso concerto. Não poderíamos deixar de ter a música da Sé de Évora no concerto e terminamos com uma peça de adoração da cruz, de Diogo Dias Melgás, em que Cristo com a sua morte na cruz derrota todo o mal.

O Concerto terá a direção de António Carrilho para a componente instrumental e de Rafael Reis para o órgão. A entrada é livre.

15 a 17 de Junho: Congresso Mariano Arquidiocesano realiza-se em Campo Maior

congresso mariano campo maior

16 de Junho: Servas da Santa Igreja realizam Peregrinação a Fátima

As Servas da Santa Igreja promovem a sua peregrinação anual ao Santuário de Fátima, no próximo dia 16 de Junho (sábado).
Para mais informações, contactar: Casa da Sagrada Família (Évora) – Irmã Antónia: telefone 266 758 220; 969 001 524. Casa de Nossa Senhora das Graças (Évora) – Ir. Maria Celeste: telefone 266 702 830.

Évora: Novo Ecónomo Diocesano já tomou posse

No passado dia 12 de Maio, na Reunião do Conselho Económico Diocesano, tomou posse como Ecónomo da Arquidiocese de Évora o diácono José Carlos Carvalho.
O Arcebispo de Évora, D. José Alves, tinha feito a nomeação do novo Ecónomo diocesano no dia 9 de Janeiro de 2018.
O diácono José Carlos Carvalho sucede ao diácono José Maria Dias Monteiro, que tinha sido nomeado Ecónomo diocesano, por D. Maurílio de Gouveia, em Setembro de 1997, tendo excercido o cargo durante mais de duas décadas.