D. FRANCISCO SENRA COELHO: TWEET DE 20 DE OUTUBRO DE 2018

D. Francisco José Senra Coelho, neste dia 17 de Outubro, publica na sua conta na rede social Twitter um novo Tweet, que aqui partilhamos:

@SenraFrancisco

Hoje, realiza-se em Fátima a Jornada Nacional da Pastoral da Família. Percebemos que a Família é a fonte e o berço natural da vida humana. Verifica-se porém que esta realidade constatável e constantemente confirmada, parece ser para algumas ideologias irrelevante e desajustada à radical liberdade de escolha. Acredito que defender a Família é defender a vida. Por isso, hoje, também estarei em Fátima com todos os que trabalham pela Família, com horizontes de Evangelho e levo no coração e na oração todas as famílias da nossa Arquidiocese de Évora. Bendito sejais Senhor pelo Dom incomensurável de todas e cada uma das famílias! A Família, é lugar de encontro com a beleza que nos vem do Amor; é escola de fraternidade, imagem e ícone da Santíssima Trindade.

https://twitter.com/SenraFrancisco

D. FRANCISCO SENRA COELHO: TWEET DE 19 DE OUTUBRO DE 2018

D. Francisco José Senra Coelho, neste dia 17 de Outubro, publica na sua conta na rede social Twitter um novo Tweet, que aqui partilhamos:

@SenraFrancisco

Em sexta feira, dia da Paixão e morte de Jesus, recordo todos os que sofrem e se sentem fragilizados. Para os doentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, presidiários, para todas as pessoas sós, envio o meu abraço fraterno e solidário bem como a certeza da minha oração e comunhão interior.
Todos somos Missionários. Para todos os Discípulos Missionários na cruz, a nossa unidade no Amor de Cristo.
https://twitter.com/SenraFrancisco

27 de Outubro: JORNADAS DIOCESANAS DA PASTORAL DA SAÚDE

Para o bem estar global da pessoa, as dimensões familiar, espiritual e de saúde são, talvez, das mais importantes. E não são dimensões estanques e independentes, mas variáveis que se entretecem e se podem promover mutuamente.
Como é que a família e a espiritualidade podem articular-se e potenciar a promoção do estado geral de saúde dos indivíduos? É sobre este cruzamento de influências benéficas e as formas de o incrementar que as Jornadas Diocesanas da Pastoral da Saúde vão reflectir no próximo dia 27 de Outubro, no Évora Hotel.
A iniciativa destina-se ao público em geral, em especial aos profissionais e estudantes da área da saúde, bem como aos voluntários da Pastoral da Saúde.
Estas Jornadas são uma iniciativa anual da Comissão Diocesana da Pastoral da Saúde, em parceria com o Serviço de Assistência Espiritual e Religiosa do Hospital do Espírito Santo.
Para obter mais informações e inscrever-se pode consultar: http://www.hevora.min-saude.pt
ou através do mail: pastoraldasaude.evora@gmail.com.

PROGRAMA DAS JORNADAS

JORNADAS DIOCESANAS DA PASTORAL DA SAÚDE

Sábado, 27 de Outubro de 2018
ÉVORAHOTEL

Família, Espiritualidade e Saúde

9.30h: Recepção e entrega de documentação
10.00h: Abertura
10.15h: O Envolvimento da família nos cuidados de saúde primários, Octávio Silva,
Medicina Familiar (Moderação: João Mendes, Escola Superior de Enfermagem UE)
11.15h: Intervalo
11.30h: Família, juventude e saúde (Moderação: Manuel Torres, Pneumologia HESE)
• Família e dependências, Dr. Mário Marques, psicólogo
• Sexualidade, Drª Hélia Dias, Escola Superior de Saúde de Santarém
• Violência no namoro, Sebastião Azinheira – NIAVE/GNR
13.00h: Almoço
14.30h: Família, Comunidade e Saúde (Moderação: Luísa Pereira, Farmácia HESE)
• Movimento Fé e Luz, Alice Cabral
• Corpo Nacional de Escutas, Ana Caixeiro
• Equipas de Nossa Senhora, Nuno e Ana Giões
15.45h: Intervalo
16.00h: Família, Espiritualidade e Saúde, Margarida Amoedo, UE (Moderação: Tereza
Veloso, Medicina Interna HESE))
17.00h: Encerramento

Seminário: Uma comunidade em diálogo com o mundo

O Seminário Maior de Évora iniciou o ano lectivo 2018/19 com vinte e dois alunos, e três presbíteros que constituem a equipa formadora do mesmo. A nossa formação académica é realizada no Instituto Superior de Teologia de Évora (ISTE) onde podemos ter contacto com outros seminaristas provenientes dos Salesianos e seminários Redemptoris Mater de Évora e de Beja, sendo esta diversidade motivo de júbilo pela riqueza que cada um transporta, contribuindo para uma comunidade académica mais plural e ao mesmo tempo unida.
Este espaço que de hoje em diante nos é facultado por este Semanário, tem como grande objectivo dar a conhecer esta casa de formação que é o Seminário Maior de Évora, o que nela se vai realizando, bem como aquilo que são as suas aspirações e anseios concretizados em cada um daqueles que a habitam.
O Seminário é «o coração» de uma diocese que pulsa com grande vontade de ter as suas portas escancaradas à sociedade, para que assim seja capaz de dialogar com as várias realidades hodiernas, sem cair na tentação de se fechar sobre si, renegando o seu carisma que é o de acolher, dialogar e ajudar a encontrar caminhos concretos para a vida daqueles que batem à sua porta.
Assim, semanalmente, pretendemos que através de cada um dos alunos desta casa, bem como da sua equipa formadora, seja partilhado com todos vós o que por aqui vai acontecendo, sem descurar os acontecimentos quotidianos da Igreja e do mundo em geral, que deverão merecer a nossa reflexão.
Com o ano lectivo já a decorrer normalmente, iniciamos agora mais esta missão com muita vontade de que a mesma possa frutificar. Recomendamo-nos às vossas generosas orações, para que o Senhor a todos ilumine e ajude a concretizar este projecto que agora inicia o seu caminho.

Adriano Batista*

*Este texto pertence à coluna “No coração da Diocese…” publicada no semanário “a defesa” e que é da responsabilidade do Seminário Maior de Évora.

A eutanásia em destaque no Ser Igreja desta semana – PROGRAMA JÁ DISPONÍVEL

OIÇA AQUI NA ÍNTEGRA O PROGRAMA SER IGREJA DE 19 DE OUTUBRO DE 2018

A eutanásia estará em destaque no Ser Igreja desta terceira semana de Outubro, na rubrica Reflexos, da responsabilidade do cónego Manuel Maria.

No programa desta semana a rubrica semanal da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (sobre a realidade dos cristãos perseguidos no mundo), o Espiga Doirada (actualidade informativa religiosa da Arquidiocese de Évora) e ainda o espaço Palavra na Vida (Leitura e Comentário do Evangelho do próximo Domingo).

Não perca este interessante programa que será emitido nesta sexta-feira, a partir das 23h, nas seguintes rádios do Alentejo: Rádio Sim Alentejo em 97.5 FM; Rádio Despertar (Voz de Estremoz) em 94.5 FM; Rádio Campanário (Voz de Vila Viçosa) em 90.6 FM; e Rádio Telefonia do Alentejo (Évora) em 103.2 FM.

O programa será também emitido no domingo, a partir das 11h, na emissora Rádio TDS – Telefonia do Sul (Alcácer do Sal) em 93.9FM e 104.7FM.

Contudo, esta emissão pode também ser ouvida on-line na página oficial da Arquidiocese de Évora em dioceseevora.pt ou na página de Facebook da Arquidiocese de Évora.

Arquidiocese de Évora celebrou Dia Mundial das Missões com Vigília de Oração

No âmbito do Dia Mundial das Missões (21 de Setembro de 2018), celebrou-se na noite de 18 de Outubro, uma Vigília de Oração, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Évora, presidida por D. Francisco José Senra Coelho.

Campo Maior: Bênção de uma nova Imagem de N.ª Sr.ª do Rosário de Fátima

No passado dia 13 de Outubro, Sábado, a Paróquia Matriz de Campo Maior, pelas 21h, teve lugar a recitação do Terço e a posterior benção da Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima pelo Padre João Luís Silva. Participaram na cerimónia cerca de duas centenas de fieis, os quais se quiseram assim demonstrar através da oração o seu amor à Mãe de Deus.
O Presidente do Município de Campo Maior, Ricardo Pinheiro, e os Vereadores João Muacho, Luís Rosinha e Vanda Alegria, marcaram também presença na recitação e bênção, reforçando assim a excelente relação entre a autarquia e os católicos desta vila alentejana.
A referida Imagem mariana pretende perpetuar a memória da visita da Imagem peregrina de Nossa Senhora do Rosário de Fátima a Campo Maior, no decurso do primeiro aniversário da Canonização de Francisco e Jacinta Marto, Pastorinhos de Fátima a quem Portugal tem especial devoção.
A Imagem foi exposta para culto dos campomaiorenses e de quem visita a Matriz, no espaço que permite o acesso à Capela dos Ossos, no Largo da referida Igreja.

D. FRANCISCO SENRA COELHO: TWEET DE 17 DE OUTUBRO DE 2018

D. Francisco José Senra Coelho, neste dia 17 de Outubro, publica na sua conta na rede social Twitter o seu 15.º Tweet, que aqui partilhamos:

@SenraFrancisco

Celebramos hoje a memória de S. Inácio de Antioquia, um Mártir da Igreja Primitiva que marcou para sempre a espiritualidade cristã com o seu profundo contributo para a Teologia e Espiritualidade-Mística do Martírio. Eis o seu pensar e o seu viver: Assim como Cristo deu a vida por mim, não me impeçais de eu dar vida por Ele. Deixai-me ser trigo de Cristo triturado pelos dentes das feras, a fim de que eu viva para sempre com o meu Senhor, porque será Ele a sofrer em mim, Aquele que dá a vida em mim.

O tema do martírio sempre acompanhou a Igreja ao longo da sua História e permanece actual no século XXI, apesar de vivermos numa época em que a Declaração dos Direitos Humanos surge aos olhos da opinião pública como uma conquista civilizacional fundamental, globalizada e inegociável. Unidos em Cristo, rezemos pela Igreja que sofre.
https://twitter.com/SenraFrancisco

17 A 25 DE OUTUBRO: AGENDA PASTORAL DO ARCEBISPO DE ÉVORA

Agenda Pastoral do Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho para os próximos dias de Outubro:
Dia 17 –  Visita às Irmãs Servas da Santa Igreja, em Évora, com celebração da Eucaristia.
Dia 18, 21h –  Presidência da Vigília Missionária da Vigararia de Évora na Igreja Paroquial de Nossa Senhora de Fátima.
Dia 19, 16h – Visita ao Centro Social Paroquial de Alandroal.
Dia 20 – Participação nas Jornadas Nacionais da Pastoral Familiar em nome da Comissão Episcopal do Laicado e da Família ( CELF).
Dia 21, 15h – Celebração da Eucaristia Dominical e do Dia Mundial das Missões na Paróquia de Santana do Mato.
Dia 22, 15.30h – Participação na reunião do Clero da Zona Centro Sul na Paróquia de S. Bento da Azaruja.
Dia 23 – Presidência da reunião do Conselho de Administração da Fundação Maria Clementina Godinho de Campos, em Galveias.
Dia 24, 17h – Visita ao Seminário Redemptoris Mater, N.ª Senhora de Fátima, em Évora.
Dia 25, 17.30h – Semana do ISS, participação no Dia do Colaborador sob o tema “Nós somos família”.

D. FRANCISCO SENRA COELHO: TWEET DE 16 DE OUTUBRO DE 2018

D. Francisco José Senra Coelho, neste dia 16 de Outubro, publica na sua conta na rede social Twitter o seu 14.º Tweet, que aqui partilhamos:

@SenraFrancisco

Uno-me à querida Paróquia de Nossa Senhora da Assunção de Lavre em hora de luto pelo falecimento de uma jovem paroquiana, a Joana Leandro, de 20 anos, em acidente de viação. No Domingo, dia 7 deste mês, ao celebrar a Eucaristia Dominical por ocasião da tomada de posse do novo Pároco, foi ela que como Salmista emprestou a sua voz ao Senhor para nos ajudar a saborear o Salmo. Que cante eternamente as maravilhas do Senhor! Era acólita na Assembleia cristã, que sirva para sempre o seu Senhor na glória do Céu!
Um abraço aos seus Pais e demais família. A minha proximidade junto do Pároco e de toda a comunidade paroquial.