Mensagem do Arcebispo de Évora: VISITA PASTORAL À VIGARARIA DE ÉVORA

Em 2008, fui nomeado Arcebispo de Évora. Não da Cidade mas da Arquidiocese. A minha actividade pastoral, ao longo de cada ano, reparte-se pelas 156 paróquias, distribuídas por 24 concelhos. E para lá dessa presença continuada, todos os anos dedico alguns meses à tradicional Visita Pastoral, que implica um contacto directo e mais prolongado com as paróquias de uma das nove Vigararias. Este ano é a vez da Vigararia de Évora. O tempo da Visita Pastoral estender-se-á desde o dia 14 de fevereiro, quarta-feira de cinzas, até ao dia 13 de maio, data em que se completará o ciclo das Visitas Pastorais a todas a paróquias da Arquidiocese.

A Vigararia de Évora, formada por 20 paróquias, distingue-se das outras pela sua dupla componente urbana e rural. E esta característica singular implica que a Visita Pastoral não siga, em todas as paróquias, o modelo usado nos anos anteriores. Nas paróquias rurais tudo será semelhante aos anos transactos, incluindo uma semana de missão popular. Nas urbanas, serão introduzidas algumas alterações, justificadas pelo tipo de urbanização, pela fluidez sociológica dos limites entre elas e pelo facto de as relações de pertença não dependerem apenas da área geográfica onde se situa a residência. Com efeito, apesar de existirem divisões paroquiais, sociologicamente a cidade constitui uma unidade orgânica, um todo dinâmico, qualidade que é preciso valorizar. Por isso, além dos actos realizados em cada uma das paróquias, estão previstos quatro eventos, destinados a congregar todas as pessoas interessadas: dia da juventude (24.02); grande encontro das famílias e dos movimentos e obras de apostolado (17.03); dia da catequese (14.04); jornada sócio-caritativa (28.04).

Durante o período da Visita Pastoral, a cada paróquia dedicarei alguns dias que me permitam compreender melhor a vida das pessoas que integram a paróquia, estar com elas e ouvi-las. Rezar em conjunto com elas, celebrar a fé, partilhar as preocupações e os ideais. Levar uma palavra de alento, de fé e de esperança, envolvida no terno amor de Deus por cada um de nós. Espero poder encontrar-me com as forças vivas da paróquia, isto é, os membros dos movimentos e obras de apostolado e dos órgãos colegiais, as pessoas que assumem ministérios e serviços de apoio na liturgia, na catequese, na evangelização, no apoio aos doentes e aos mais necessitados. O contacto com todos, particularmente com os doentes, constituirá uma boa ocasião de experimentar o amor de Deus. Com efeito, não se trata de uma visita de mera cortesia mas de uma visita pastoral. Desloco-me a cada uma das paróquias como pastor, como pai, como irmão e como amigo. Por isso, espero que a minha presença a todos ajude a viver a fé com mais intensidade. Podeis contar comigo. Eu conto convosco e para todos invoco uma especial bênção de Deus.

Évora e Solenidade da Epifania, 07.01.18

+José, Arcebispo de Évora

As Jornadas de Actualização do Clero do Sul em destaque no Ser Igreja – Programa já disponível

Oiça aqui o programa na íntegra

As Jornadas de Actualização do Clero do Sul, que decorrerão no Algarve, estarão em destaque no programa Ser Igreja desta terceira semana de Janeiro. Estaremos à conversa com o cónego José Morais Palos, presidente do Conselho Directivo do Instituto Superior de Teologia de Évora, entidade que organiza as jornadas há uma década.

No programa desta semana pode também ouvir o Pórtico (a nota da semana), o Espiga Doirada (espaço informativo) e ainda o espaço Palavra na Vida (Leitura e Comentário do Evangelho do próximo Domingo).

Não perca este interessante programa que será emitido nesta sexta-feira, a partir das 23h, nas seguintes rádios do Alentejo: Rádio Sim Alentejo em 97.5 FM; Rádio Despertar (Voz de Estremoz) em 94.5 FM; Rádio Campanário (Voz de Vila Viçosa) em 90.6 FM; e Rádio Telefonia do Alentejo (Évora) em 103.2 FM.

O programa será também emitido no próximo domingo, às 11h, nas seguintes emissoras: Rádio Elvas, Rádio Campo Maior e Rádio Nova Antena (Montemor-o-Novo).

Contudo, esta emissão pode também ser ouvida on-line na página oficial da Arquidiocese de Évora em dioceseevora.pt ou na página de Facebook da Arquidiocese de Évora ou clique aqui.

21 de Janeiro: Pe. Manuel Lopes Botelho apresenta livros em Vila Viçosa

No próximo dia 21 de Janeiro, domingo, pelas 15h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Vila Viçosa, decorrerá a apresentação de quatro livros da autoria do Pe. Manuel Lopes Botelho, nomeadamente: “Brancura Alentejana”, “Planície Doirada”, “Casa de Bragança – Estudo dos Cantos XII-XV do Poema Épico; Viriato Trágico de Brás Garcia Mascarenhas”, e “Caminhos da Vida”.

21 de Janeiro: 130.º Curso de Cristandade de Senhoras terá encerramento em Évora

Está a decorrer entre 18 e 21 de Janeiro de 2018, na Casa das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres, em Elvas, o 130º Curso de Cristandade de Senhoras. A equipa de leigos será dirigida pela Reitora Clara Zagalo e espiritualmente será dirigida pelo Padre Ricardo Lameira.

O Encerramento decorre na Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Évora, com início pelas 18h do dia 21 de Janeiro, sob presidência do nosso Arcebispo D. José Alves.

20 de Janeiro: Paróquia de Campo Maior promove “Na rota da Fé – Caminhos de Santa Beatriz”

A paróquia de Nossa Senhora da Expectação em Campo Maior, a fim de dar a conhecer a espiritualidade de Santa Beatriz da Silva, organiza no dia 20 de Janeiro pelas 15:00 horas, uma actividade intitulada: Na rota da Fé – Caminhos de Santa Beatriz.

Terá início, na Igreja Matriz, no baptistério, junto da pia baptismal onde foi baptizada a Santa Campomaiorese e o seu irmão Beato Amadeu da Silva. Seguir-se-à um segundo momento na Casa – Museu de Santa Beatriz, onde terá lugar, uma oração pela família e terminará o percurso no Convento da Ordem da Imaculada Conceição, com a recitação do terço, pelas vocações à vida consagrada.

Estão já agendados novos encontros para o mês de Abril e Julho.

A amizade será tema de reflexão no Ser Igreja desta semana – Programa Disponível

Oiça o programa na íntegra aqui

Reflexos, o espaço mensal de reflexão sobre temas sempre actuais, da responsabilidade do cón. Manuel Maria Madureira da Silva, estará em destaque no programa Ser Igreja desta segunda semana de Dezembro. O tema da reflexão deste 3º Reflexo será a amizade e a sã convivência.

No programa desta semana pode também ouvir o Pórtico (a nota da semana), o Espiga Doirada (espaço informativo) e ainda o espaço Palavra na Vida (Leitura e Comentário do Evangelho do próximo Domingo).

Não perca este interessante programa que será emitido nesta sexta-feira, a partir das 23h, nas seguintes rádios do Alentejo: Rádio Sim Alentejo em 97.5 FM; Rádio Despertar (Voz de Estremoz) em 94.5 FM; Rádio Campanário (Voz de Vila Viçosa) em 90.6 FM; e Rádio Telefonia do Alentejo (Évora) em 103.2 FM.

O programa será também emitido no próximo domingo, às 11h, nas seguintes emissoras: Rádio Elvas, Rádio Campo Maior e Rádio Nova Antena (Montemor-o-Novo).

Contudo, esta emissão pode também ser ouvida on-line na página oficial da Arquidiocese de Évora em dioceseevora.pt ou na página de Facebook da Arquidiocese de Évora ou clique aqui.

Corpo Nacional de Escutas: Tomada de posse da nova junta regional

No domingo da Epifania do Senhor tomaram posse os novos órgãos da junta regional e conselho fiscal e jurisdicional da Região de Évora do Corpo Nacional de Escutas.

A celebração decorreu na Igreja de S. Francisco, local onde o movimento deu os primeiros passos no dia 12 de junho de 1936. Presidiu à Eucaristia o senhor Arcebispo D. José, que contou com a presença de representantes de todos os agrupamentos, de autoridades civis, do chefe e assistente nacionais, dos chefes das juntas regionais de Setúbal ,Lisboa, Porto e Coimbra, de alguns assistentes de agrupamento e de escoteiros da AEP.

Na homilia o presidente da celebração falou da dimensão universal do movimento escutista que se pode encontrar também no espírito da Epifania, da acção do adulto como uma resposta de fidelidade ao chamamento de Deus e do seu papel como educador.

Após a Eucaristia o Presidente da Mesa dos Conselhos Regionais orientou a cerimónia da tomada de posse, que começou com a leitura de uma mensagem do chefe regional cessante. Tomaram posse os seguintes dirigentes: chefe regional para o triénio José Serafim, chefe regional adjunta Cristina Sarnadinha, secretária regional de adultos Cristina Parreira, secretária regional para a gestão Marta Silvério, secretários regionais pedagógicos Elisa Rodrigues, Olga Sola, Joaquim Noruegas e Tiago Bagorrilha. Para o Conselho fiscal e jurisdicional regional tomaram posse como presidente o dirigente António Silva, vice presidente António Reis e o secretário, Jorge Santos.

O chefe regional dirigiu-se a toda a região agradecendo a confiança que depositaram nesta nova equipa e falou da sua vontade de construir uma “+ região”, lema para o triénio 2018-2020: sendo a região de Évora marcada pelas grandes distâncias, é preciso “ligar, fortalecer e consolidar”.

Usou ainda da palavra o chefe nacional Ivo Faria afirmando que conta com a região de Évora para o desenvolvimento do escutismo nacional e disponibilizando-se para ajudar a região em todas as circunstancias.

Toda a celebração terminou com um “vinho alentejano” no Seminário Maior.

Actualização do Clero das Dioceses do Sul realiza-se no Algarve

O Instituto Superior de Teologia de Évora volta a organizar a actualização do Clero das Dioceses do Sul (Évora, Setúbal, Beja e Algarve).

As jornadas estão agendadas para os dias 29 de Janeiro a 1 de Fevereiro, em Albufeira, e terão como tema: “Desafios para uma Igreja ‘Semper Renovanda’ – Secularização, Diálogo, Discernimento”.

Quanto ao programa, no dia 29, pelas 14h30, acolhimento. Às 15h45, sessão de abertura. Às 16h, conferência “Vaticano II, sinal de uma Igreja aggiornata, num Mundo em mutação”, por Juan Pablo Garcia. Às 17h30, trabalho de grupos, seguido de diálogo com o conferencista. Às 19h15, Oração de Vésperas.

No dia 30, às 8h15, Laudes. Às 9h30, conferência “As múltiplas raízes da Secularização nos países de tradição religiosa cristã”, por Sérgio Pinto. Às 11h30, conferência “Os desafios que a Europa e o projecto europeu nos colocam”, por João de Deus Pinheiro. Às 15h, conferência “Diálogo: a nova postura de uma Igreja «em saída»”, pelo Cardeal Gianfranco Ravasi. Às 16h30, trabalho de grupos, seguido de diálogo com o conferencista. Às 19h, Vésperas e Eucaristia.

No dia 31, às 8h15, Laudes. Às 9h30, conferência “A evangelização da Cultura: desafio e tarefa ingente”, pelo Cardeal Gianfranco Ravasi . Às 15h, primeira Mesa Redonda; “Diálogo em várias frentes I” – Ética e Ciências da Vida por Michel e Isabel Renaud; Diálogo Inter- -Religioso por Susana Mateus. Às 17h15, segunda Mesa Redonda: “Diálogo em várias frentes II” – Os Cristãos na Política por José Filipe Pinto; Educação/ Ensino por David Justino. Às 19h, Vésperas e Eucaristia.

No dia 1 de Fevereiro, às 7h30, Laudes e Eucaristia. Às 9h30, painel “Experiências positivas de diálogo e evangelização, numa sociedade multicultural, multirreligiosa e secularizada”, com representantes das Dioceses. Às 12h30, decorrerá a sessão de encerramento dos trabalhos.

20 de Janeiro: Conselho Diocesano da Pastoral da Saúde reúne em Évora

No próximo dia 20 de Janeiro realiza-se o Conselho Diocesano da Pastoral da Saúde, no Seminário Maior de Évora, promovido pela respectiva Comissão Diocesana.

Destina-se a todos os que estão envolvidos nos grupos e equipas de pastoral da saúde na diocese e pretende ser uma oportunidade de reflexão conjunta sobre a missão e as tarefas dos que se dedicam ao cuidado dos doentes.

O programa do Conselho Diocesano da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Évora será o seguinte:
9h30 – Oração da manhã;
9h45 – Abertura, pelo Arcebispo de Évora
10h00 – “A Missão de Cuidar”
10h45 – Intervalo
11h00 – As tarefas da Pastoral da Saúde
12h30 – Um plano de trabalho
13h00 – Almoço

13 de Janeiro: Pastoral da Família do Sul reúne em Évora

No próximo dia 13 de Janeiro, a Arquidiocese de Évora irá acolher a reunião da zona sul (Algarve, Beja, Setúbal, Évora, Portalegre/Castelo Branco, Lisboa, Santarém e Ordinariato Castrense ) dos Assistentes e casais que integram os Secretariados Diocesanos de Pastoral Familiar, dos Assistentes e Casais Presidentes dos Movimentos da Família de cada uma das Dioceses, com a orientação do Departamento Nacional da Pastoral familiar.

 Destinatários:
– Todos os elementos (Assistentes e casais) que integram os Secretariados Diocesanos de Pastoral Familiar e outros que queiram convidar relacionados com a PF
– Assistentes e Casais Presidentes dos Movimentos da Família da Diocese.
Programa a decorrer no Seminário Maior de Évora, das 10.30 às 13.00 horas, seguido de almoço, será o seguinte:
 1º) – Relembrar os objectivos propostos na formação do ano passado quanto à implementação da Pastoral Familiar nas Dioceses
2º) – Partilha: ouvir as dioceses sobre o caminho que já fizeram (alegrias, dificuldades, dúvidas, projectos…)
3º) – Testemunho, dentro do mesmo contexto, das experiências vividas pelos membros do DNPF nas suas paróquias e vigararias (Arciprestados e ouvidorias)
4º) – O tema da Semana da Vida
5º) – IX Encontro Mundial das Famílias