Assembleia Diocesana do Movimento da Mensagem de Fátima decorreu em Évora

No passado dia 1 de Dezembro, o Movimento de Mensagem de Fátima da nossa Arquidiocese reuniu, mais uma vez, em assembleia, no Seminário Maior de Évora. O encontro dos mensageiros teve início pelas 15 horas com um pequeno momento de oração orientado pelo Pe João Luís Silva, assistente espiritual do Movimento, que em seguida fez um balanço das atividades realizadas no ano pastoral de 2018/2019, que destacaram sobretudo os centenários da morte de São Francisco Marto e da construção da Capelinha das Aparições. Em seguida foram apresentadas as atividades propostas para o ano pastoral 2019/2020. Destas destaca-se um grande encontro diocesano que terá lugar em Montargil, no dia 20 de Junho de 2020, cujo principal intuito será a celebração do centenário da Imagem de Nossa Senhora de Fátima, que se encontra na Capelinha, relembrando as promessas batismais e a importância da nuvem nas revelações divinas.
O Pe João Luís referiu que “ser Fátima é ser imagem e semelhança de Deus, que se revela nos gestos que temos com os outros” e, por isso, neste Advento, o movimento vai colaborar com a associação ”Apoio à Vida”, que dá a mão a mães em dificuldade, promovendo a recolha de produtos de higiene e roupas para bebés até seis meses de idade. Todos estão convidados a apoiar, podendo entregar os seus donativos aos responsáveis do movimento nas paróquias de Estremoz, Samora Correia, Benavente, Biscainho, Évora e Campo Maior.
O Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, juntou-se ao encontro dos mensageiros, começando por manifestar a sua alegria pelo facto de o movimento já se encontrar presente nas três zonas pastorais da diocese. Numa partilha muito pessoal e tocante que deixou aos mensageiros, D Francisco lançou ao movimento o desafio de aprofundar a sua ação na diocese em três grandes campos: os idosos e doentes, as crianças e a oração. Os idosos e doentes, porque “a solidão também é uma doença” e a nossa diocese vive essa realidade triste de muitos idosos sem ninguém. As crianças, porque é importante proporcionar-lhes um verdadeiro encontro com Jesus Cristo, levando-as a descobri-Lo na Adoração Eucarística. A oração, porque como herdeiros dos pastorinhos, os mensageiros devem ser testemunho de grupo forte de oração. Num último desejo, D. Francisco pediu para os mensageiros de Fátima: “Que Deus vos dê profunda alegria e profunda paz por aquilo que fazeis!”.

Mensagem de Fatima 2019 (2) Mensagem de Fatima 2019 (1)