11 a 18 de Novembro: Arquidiocese de Évora celebra Semana dos Seminários

A edição deste ano da Semana dos Seminários, que vai decorrer entre 11 e 18 de Novembro, sublinha a importância de envolver cada vez mais as “famílias e paróquias” na formação dos futuros sacerdotes. Actualmente na Arquidiocese de Évora funcionam os seguintes Seminários: Nossa Senhora da Purificação (Maior), S. José de Vila Viçosa (Menor), Redemptoris Mater e Salesiano.

Como tem sido habitual na Arquidiocese de Évora, decorrerá, no dia 15 de Novembro (quinta-feira), às 21h, no Seminário Maior, uma Vigília de Oração por ocasião da Semana dos Seminários.

A Vigília será um momento de oração pelos por todos os Seminários, nomeadamente pelos que estão presentes na Arquidiocese de Évora: Seminário Maior e S. José de Vila Viçosa, Seminário Redemptoris Mater e Seminário Salesiano.

A comunidade do Seminário de Nossa Senhora da Purificação (Maior) de Évora está neste ano formativo constituída por 22 seminaristas e três padres formadores. Os seminaristas são de várias procedências: 8 cabo-verdianos, 4 eborenses, 5 algarvios, 3 de Beja e 2 ucranianos. O Projecto Comunitário para o ano tem como lema: “Comunidade em Missão, Caminho de Santidade”.

O Seminário de S. José (Menor), situado em Vila Viçosa, “acompanha os jovens do Pré-Seminário, que vivem em suas casas e mensalmente se reúnem em Vila Viçosa num encontro de fim de semana”, informou o vice-Reitor, Pe. Ricardo Cardoso.

O Seminário diocesano Redemptoris Mater, do Caminho Neo-Catecumenal, que “nasceu” em 2012 em Évora, conta este ano com 11 seminaristas de 7 nações: 2 de Espanha, 2 do Brasil, 2 da Costa Rica, 2 de Portugal, 1 da Colômbia, 1 da República Dominicana e 1 de Guam. Sendo que 2 deles estão em missão e os outros 9 em Évora.

Em Agosto de 2012, a Casa Salesiana de Évora passou a ser também residência e casa de formação para os seminaristas salesianos que frequentam o curso de teologia.

Presentemente os seminaristas salesianos nesta situação são quatro, todos eles oriundos de Timor-Leste. Fazem os estudos teológicos no Instituto Superior de Teologia de Évora e simultaneamente continuam a sua formação salesiana na Comunidade Salesiana de Évora, de que fazem parte. O responsável pela comunidade este ano é o padre Domingos Gonzaga Santos, também ele timorense.

Em virtude de um protocolo estabelecido entre a Província Portuguesa Salesiana e a Província Salesiana de Timor-Leste, estes jovens salesianos fazem em Portugal os estudos teológicos e, após a ordenação sacerdotal, permanecem em Portugal mais 4 anos. Terminado este período, podem optar pelo regresso a Timor ou pela sua inserção na Província Portuguesa.