12 de Julho: Presidente da República preside à Sessão Solene da fundação do Instituto da Padroeira de Portugal para o Estudo da Mariologia em Vila Viçosa.

O Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, preside no próximo dia 12 de Julho, pelas 15h00, à Sessão Solene da fundação do Instituto da Padroeira de Portugal para o Estudo da Mariologia (IPPEM), a realizar no Convento de Santo Agostinho, em Vila Viçosa.

Com intuito cultural e científico, o IPPEM dedica-se ao estudo e a projectos modelados pela espiritualidade e pelas marcas multifacetadas da devoção a Nossa Senhora, cognome mais referenciado para designar com veneração a Mãe de Jesus de Nazaré.

Constituído por escritura pública no dia 1 de Dezembro de 2017 e sediado em Vila Viçosa, o IPPEM pretende preencher uma lacuna existente em Portugal, que, apesar de uma tão interessante e estruturadora cultura mariana, não dispunha de um centro de estudos especializado no conhecimento científico desta herança espiritual e cultural, com a referência da Padroeira, respectivas tradições, devoções, criações artísticas e patrimoniais.

O IPPEM pretende promover, fomentar e organizar iniciativas científicas e culturais para o aprofundamento dos estudos sistemáticos sobre a cultura religiosa mariana em Portugal e a sua relação com outras expressões religiosas e correntes internacionais.

Contactos