12 e 13 de Julho em Elvas: Fraternidade Leiga de São Domingos recorda os 40 «Mártires do Brasil»

A Fraternidade Leiga de São Domingos de Elvas vai celebrar a memória do Beato Inácio de Azevedo e companheiros mártires, com a comunidade cristã elvense e a presença do Arcebispo de Évora, nos próximos dias 12 e 13.
Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, a Fraternidade Leiga de São Domingos de Elvas informa que D. Francisco Senra Coelho, arcebispo de Évora, vai presidir à Eucaristia dos Mártires do Brasil, pelas 17h30, de 13 de Julho, na igreja de São Domingos.
No final da Eucaristia vai tomar posse o novo conselho da fraternidade, para um triénio até 2022, que foi eleito em assembleia no dia 29 de Junho.
A celebração litúrgica em honra dos 40 mártires no Brasil, onde se contam os Beatos Álvaro Mendes e Aleixo Delgado que são naturais da cidade de Elvas, é precedida por uma Vigília com ofício de leitura no dia anterior, a 12 de Julho, informa a Fraternidade Leiga de São Domingos.
Os 40 Mártires do Brasil foram beatificados pelo Papa Pio IX, a 11 de Maio de 1854, e a sua memória celebra-se a 17 de Julho. O Beato Inácio de Azevedo, padre Jesuíta, e os seus 39 companheiros sofreram o martírio nas Ilhas Canárias quando foram intercetados por navios de Calvinistas a caminho do Brasil, para onde iam evangelizar, no ano de 1570.