17 de Novembro: Instituto Superior de Teologia de Évora celebra 40 anos de história

O ISTE – Instituto Superior de Teologia de Évora, criado em 1977, celebra, este ano, o 40.º aniversário.
O Conselho Directivo decidiu celebrar esta data no dia 17 de Novembro de 2017, tendo elaborado o seguinte programa:
10.00h – Sessão solene, no auditório da Fundação Eugénio de Almeida, seguida de uma conferência sobre O ensino da Teologia em Portugal nas últimas décadas, a cargo do Doutor Jorge Teixeira da Cunha, da Universidade Católica Portuguesa – Porto.
12.00h – Eucaristia na Igreja do Espírito Santo.
13.15h – Almoço no refeitório do Seminário Maior de Évora. No final, actuará um grupo de cantares alentejano.

O ISTE continua com “vitalidade”

“É uma data que queremos assinalar, até porque é um número redondo, e é bom não deixar passar estes aniversários”, referiu o cónego José Morais Palos, presidente do Conselho Directivo do ISTE, ao programa radiofónico diocesano “Ser Igreja”.
“Pode-se dizer com segurança que, de facto, os objectivos iniciais do ISTE se mantêm, porque é o Instituto que dá formação académica e doutrinal aos futuros padres. É o Instituto também que tem promovido a actualização do Clero das três Dioceses do sul de Portugal e até, nos últimos dois anos e em 2018 também assim será, contamos com o clero da Diocese de Setúbal. É o Instituto que promove diversas jornadas, diversos encontros de formação. É o Instituto que proporciona cursos de formação teológica para leigos e também para membros dos Institutos Religiosos”, explicou o Presidente do Conselho Directivo, que acrescentou que “passados estes 40 anos, posso afirmar que o ISTE se mantém fiel aos seus princípios e continua com vitalidade”.
“Apesar do compromisso que existe ser com os candidatos ao sacerdócio das Dioceses do sul, é curioso constatar que ao longo dos anos tivemos também candidatos de outros lugares geográficos, de outras Dioceses, nomeadamente de Bragrança, Diocese de Ongiva (Angola), Dioceses de Dili e Baucau de Timor. De há uns anos para cá e actualmente temos candidatos das Dioceses de Cabo Verde, Mindelo e Santiago. Já tivemos alunos da Ucrânia e vamos ter mais. E nos últimos anos recebemos alunos que frequentam o Seminário Redemptoris Mater, que são de diversas proveniências desde a Itália e, de países da América Latina. Portanto, a dimensão do ISTE está muito mais alargada”, sublinhou o responsável.
No presente ano lectivo, o ISTE conta com 44 alunos no curso de Teologia, oriundos das Dioceses do Sul – Évora, Beja e Algarve, das Dioceses de Santiago e de Mindelo de Cabo Verde e prevê-se “que no segundo semestre se inscrevam mais 4 alunos. Se tudo correr bem, esperamos chegar ao final do ano com 48 alunos no sexénio de Teologia, o que é um número considerável”, apontou o Cónego José Morais Palos, que sublinhou a renovação do protocolo já no corrente ano de 2017 com a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.
No corrente ano lectivo, o ISTE está também a promover um curso de formação teológica para leigos, às terças-feiras à noite, que conta com cerca de 50 alunos, sendo que actualmente as vagas para este curso, que durará até 2019, estão todas preenchidas.

Envie-nos uma mensagem.