19 de Novembro: I Dia Mundial dos Pobres assinalado na Arquidiocese de Évora

O Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização (Santa Sé) preparou um conjunto de subsídios para a semana que antecede o I Dia Mundial dos Pobres, criado pelo Papa Francisco, pedindo que as comunidades católicas abandonem uma atitude “passiva” neste campo.
“A Igreja não pode ser uma espectadora passiva diante do drama da pobreza, nem os cristãos podem contentar-se com uma participação esporádica e fragmentária para fazer calar a consciência”, escreve o presidente do organismo da Cúria Romana, D. Rino Fisichella, citado pela Agência Ecclesia.
A celebração de 19 de novembro, penúltimo domingo do ano litúrgico na Igreja Católica, é proposta pelo Papa como ocasião de “verdadeiro encontro com os pobres”, para “dar lugar a uma partilha que se torne estilo de vida”.
D. Rino Fisichella realça que o Papa Francisco “quis dar o exemplo paradigmático de São Francisco de Assis”, o qual “não se contentou com abraçar o leproso e dar-lhe esmola, mas compreender que a verdadeira caridade consistia em estar junto dele”.
“A cultura do encontro resolve-se na partilha, em que o outro já não é um estranho, mas é olhado e tratado como um irmão que precisa de mim”, acrescenta o arcebispo italiano.
A celebração tem como lema ‘Não amemos com palavras, mas com obras’.
“O pobre pode entrar em casa, quando, de dentro da casa, se compreendeu que a ajuda é a partilha”, observa o presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização.
O Papa vai presidir à Missa na Basílica de São Pedro, neste I Dia Mundial dos Pobres, a partir das 10h00 (menos uma em Lisboa).

Várias iniciativas na Arquidiocese de Évora

O Dia Mundial dos Pobres é também assinalado na Arquidiocese de Évora com várias iniciativas, promovidas pelas Caritas Arquidiocesana, pela Pastoral Universitária e pelas Paróquias. Desta forma, decorrem as seguintes acções:
– Dia 15 de Novembro, a Paróquia de Santo André de Estremoz realiza uma Peregrinação a Vila Viçosa; e a Pastoral Universitária promove, às 21h30, no Casarão, a iniciativa “À conversa com”, que terá intervenções de Maria Teresa (Pão e Paz), de Luís Rodrigues (Caritas) e de Sofia Melo Breyner (Refood);
– Dia 16 de Novembro, a Paróquia de Santo André realiza uma Peregrinação a Vila Viçosa; e a Pastoral Universitária promove, às 21h, no Casarão, a projecção do filme “I, Daniel Blake”, de Ken Loach;
– Dia 17, a Paróquia de Vendas Novas realiza, às 21h, a iniciativa “Conversas Solidárias”;
– Dia 19 de Novembro, em todas as Paróquias da Arquidiocese será celebrada a Eucaristia do Dia Mundial dos Pobres; na Paróquia de Alandroal haverá decoração de Lápis pelos Catecúmenos; e na Paróquia de Alcáçovas, realizar-se-ão visitas pelos Voluntários;
– Dia 24 de Novembro, a Caritas Arquidiocesana celebrará o seu aniversário;
– Dia 26 de Novembro, na Catedral de Évora, na Eucaristia da solenidade de Cristo Rei, decorrerá a entrega da Luz da Paz.

Envie-nos uma mensagem.