22 de Maio: Catedral de Évora celebra 711 anos de Dedicação

No próximo dia 22 de Maio celebram-se os 711 anos da dedicação da Basílica Metropolitana da Arquidiocese de Évora.
Nesse dia, o Arcebispo  de Évora presidirá  à habitual Eucaristia das 8h, na Catedral eborense.

A sagração ou dedicação da Catedral de Évora a Nossa Senhora da Assunção aconteceu a 22 de Maio de 1308, quando ocupava a cadeira episcopal D. Fernando Martins.
É a maior catedral medieval de Portugal e não tem paralelo no resto do país, ocupando o coração do Centro Histórico da Cidade de Évora, classificado Património Mundial da UNESCO desde 1986.
No seu interior, a imponência da Sé de Évora pode ver-se nas três grandes naves. Na mais alta das três, a nave central, encontra-se o altar de Nossa Senhora do Anjo (ou Nossa Senhora do Ó), todo ele em talha barroca, com imagens góticas de Nª Sª do Ó em mármore e do Arcanjo S. Gabriel.
No exterior da Catedral de Évora, no entanto, o zimbório ou torre lanterna é o elemento arquitectónico que mais se destaca, sendo como que o ex-líbris deste monumento, característico pela sua cobertura em forma de escamas de pedra.
A Catedral de Évora inclui ainda um Museu de Arte Sacra, inaugurado em Maio de 2009, que conta com um espólio valiosíssimo nas áreas da paramentaria, pintura, escultura e ourivesaria.

Contactos