24 a 28 de Abril: XIX Romaria a Cavalo liga Moita a Viana do Alentejo

Centenas de romeiros voltam a cumprir a tradição, numa viagem de 150 quilómetros por caminhos de terra batida e que tem início junto à Igreja de N.ª Sr.ª da Boa Viagem, na Moita, e termina no Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires, em Viana do Alentejo, passando por várias localidades, entre as quais Alcáçovas que servirá de pernoita no dia 26, onde haverá um programa musical/cultural nessa noite.

Para receber os muitos visitantes esperados em Viana do Alentejo durante o fim de semana, o Município preparou um programa cultural.

Entretanto, no antigo Posto de Turismo de Viana do Alentejo, na Praça da República, vai estar patente ao público a exposição “Olaria & Cerâmica: percursos de aprendizagem”.

De salientar que a Romaria a Cavalo é promovida por uma comissão organizadora constituída pelos Municípios da Moita e Viana do Alentejo, Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e Associação Equestre de Viana do Alentejo com o apoio da Caixa de Crédito Agrícola do Guadiana Interior, da Hidrauviana, da Vangflor e do Diário do Sul. A Romaria a Cavalo é uma iniciativa financiada pela Turismo do Alentejo, ERT, no âmbito do Programa 365 Alentejo – Ribatejo 2019.

Programa Religioso

Em termos religiosos, a Paróquia de Viana do Alentejo prepara a Romaria com um programa religioso, que de 22 a 25 de Abril, conta com Missa, Terço e Pregação, na igreja Matriz, pelas 20h30.
A tradicional Romaria a Cavalo será presidida por D. José Francisco Sanches Alves, Arcebispo Emérito de Évora e terá como pregador, o Diácono João Manuel Carapito.

No dia 26, na igreja Matriz, às 20h30, Missa, Terço e celebração penitencial.

No sábado, dia 27 de Abril, pelas 16h, será celebrada Missa vespertina na igreja Matriz. Às 17h30, acolhimento dos Romeiros a Cavalo, no largo de S. Luís. Às 21h, procissão com as Imagens de Nossa Senhora d’ Aires e Nossa Senhora da Boa Viagem pelas ruas da vila (Zona da Serra), acompanhada pela Banda da S. U. Alcaçovense, que será presidida por D. Francisco José Senra Coelho. Às 22h, concerto em Honra de Nossa Senhora, com interpretação dos Grupos Corais Litúrgicos da Murtosa, com direcção do maestro Narciso Rodrigues.

No domingo, dia 28 de Abril, pelas 9h30, concentração dos Peregrinos e Romeiros no largo de S. Luís. Pelas 10h, Procissão com as Imagens de Nossa Senhora d’ Aires e de Nossa Senhora da Boa Viagem para o Santuário, acompanhada pela Banda da S.U.Alcaçovense. Às 11h30, Missa Campal no Santuário, solenizada pelos Grupos Corais Litúrgicos da Murtosa, com direcção do maestro Narciso Rodrigues.