3 Órgãos em concerto decorreu na Igreja de São Francisco

No passado domingo, dia 29 de Junho, a igreja de São Francisco de Évora comemorou o dia de São Pedro, padroeiro da cidade e da paróquia, com um concerto sem precedentes. Nas palavras de abertura do seu grande promotor, o Cónego Manuel Ferreira, “nunca a igreja de S. Francisco esteve tão repleta”, vindo de encontro à convicção de que “a música irmana-nos, torna-nos mais próximos uns dos outros, é esta cultura que queremos para a nossa cidade de Évora.”
Durante mais de duas horas, centenas de pessoas puderam disfrutar do magnífico concerto com três coros, três grupos instrumentais e os três órgãos construídos no século XVIII pelo genovês Pascoal Caetano Oldovino. Acabaram de chegar de Itália onde foram restaurados na oficina Artigiana Formentelli, sob a direcção de Michel Formentelli em colaboração com a oficina de restauro de São Francisco. Contou com a presença de diversas personalidades e instituições da cidade, designadamente o Senhor Arcebispo de Évora, a Directora Regional da Cultura do Alentejo, o Presidente da Câmara Municipal, a Secretária Geral da Fundação Eugénio de Almeida.
Tocaram a solo e em simultâneo, percorrendo um programa musical variado que mostrou, não só o que de melhor se produziu na Europa, como outras obras eborenses do século XVII/XVIII feitas justamente para três coros e três órgãos. Foram ao longo de um ano selecionadas e transcritas para o efeito, dos arquivos da Sé de Évora, pelo maestro Octávio Martins e pelo organista titular da igreja de São Francisco, o professor Rafael Reis, um dos grandes organizadores de 3 Órgãos em concerto.
Culminou com a primorosa execução de duas músicas do compositor português Eurico Carrapatoso, também presente, Glosa sobre Salve Regina e Tu es Petrus, feitas propositadamente para este acontecimento e, que de forma apoteótica, encerraram o espectáculo com todos os que assistiam a brindar de pé, fazendo ecoar pela igreja o sucesso da iniciativa.
Este extraordinário evento reuniu mais de cinquenta músicos oriundos de Portugal, Itália, França, Espanha, Holanda, Bélgica, Alemanha, Polónia, Inglaterra, que contribuíram para lhe conferir um cunho internacional e de excelência, compatível com o que se espera de uma cidade candidata a Capital Europeia da Cultura 2027.
Deste modo, inicia-se o Ciclo de Concertos de Órgão da Igreja de São Francisco, a acontecer nesta igreja, em Alvito, Arronches, Almodôvar, Sousel e Elvas, de Junho a Novembro, e que darão corpo, e vêm de encontro, ao contributo expresso no concerto “de fazer cultura todos os dias, e hoje”, que a Igreja de São Francisco pretende continuar a dar.

ISF-concerto-3-orgaos-video-cap-1