A PALAVRA AO NOSSO ARCEBISPO: Discípulos Missionários da Esperança em Consagração

1 . Na Cova da Iria, Oração do Rosário e Consagração de Portugal ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria – Os Bispos de Portugal convocam todos os cristãos a unirem-se em Oração, neste dia 25 de Março, quarta-feira, Solenidade da Anunciação do Senhor, para todos unidos rezarmos o Rosário pelas intenções de todo o mundo e, em particular, de Portugal, nesta dramática situação que estamos a passar devido ao Coronavírus – COVID-19. Lembramos que já há 374 anos (25 de Março de 1646) D. João IV consagrou Portugal a Nossa Senhora da Conceição, venerada em Vila Viçosa.

A oração do Rosário terá início às 18h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, e será presidida pelo senhor Cardeal D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, e vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

Após a oração do Rosário, o senhor Cardeal D. António Marto, unido a todos os Bispos do nosso país, procederá à renovação da Consagração de Portugal ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria. Este acto reveste-se de especial significado no contexto da História da Igreja em Portugal, na qual a devoção mariana e ao Sagrado Coração de Jesus sempre se revestiram de grande importância.

Por isso, procuremos todos estar em sintonia espiritual nesta oração do Rosário e de Consagração, transmitida por várias plataformas digitais de rádio e de televisão. Por este motivo, a Missa celebrada na Capela da Casa Arquiepiscopal de Évora não será transmitida.

2. Nas orientações pastorais “COVID-19”, que vos transmiti no passado dia 13 de Março, dirigia a toda a Arquidiocese no seu número 10 o seguinte apelo: “Nesta hora de provação recomendo aos Pastores que acompanhem pessoalmente os fiéis servindo-se de todos os meios que as novas tecnologias nos propõem. Na Eucaristia diária que celebro ter-vos-ei presente a todos e procurarei que a mesma seja transmitida diariamente através da Página da Arquidiocese e do Facebook às 19.00h.”

Verificamos o enorme zelo pastoral que os sacerdotes da nossa Arquidiocese têm assumido no acompanhamento dos fiéis através das diversas possibilidades digitais, incluindo a transmissão da Eucaristia e de outros actos de piedade como Oração do Terço, da Via Sacra, e da Adoração ao Santíssimo. Perante esta feliz presença de diversos apoios espirituais na comunidade digital, exorto os fiéis a coligarem-se com as suas respectivas comunidades e a acompanharem com interesse e dedicação as iniciativas dos seus párocos.

Sendo assim, nos próximos tempos, a Eucaristia será transmitida da Casa Arquiepiscopal à Sexta-feira, pelas 19.00h, dia especialmente consagrado à Paixão do Senhor e em que lembramos os doentes, os seus familiares, os agentes de saúde, socorro e acompanhamento; e ao Domingo, a partir das 18.15h, com Adoração ao Santíssimo, recitação de Vésperas e Eucaristia dominical, às 19.00h.

3. Recomendo a todas as Comunidades que continuem a manter grande proximidade com as novas gerações, nomeadamente, com os grupos da Catequese da Infância e da Adolescência e com os grupos ligados à Pastoral Juvenil. Lembro com particular esperança a necessidade de continuarmos a caminhar em direcção às Jornadas Mundiais da Juventude, com o auxílio didáctico do material “Say Yes”. Que através das novas tecnologias consigamos religarmo-nos a esta dinâmica repleta de esperança.

Rezo por todos os Párocos, Diáconos, Religiosos e Religiosas, Catequistas, Professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), Dirigentes do Escutismo Católico, e Educadores da Fé em geral, para que, com a luz do Espírito Santo e a ajuda maternal de Maria, encontremos processos de nos mantermos unidos e em caminhada humana e cristã com as novas gerações.

Unido na oração, coloco-vos diariamente no altar da Eucaristia e consagro-vos a Nossa Senhora da Conceição, Padroeira da nossa Igreja Arquidiocesana.

Évora, 24 de Março de 2020

+ Francisco José, Arcebispo de Évora