Arquidiocese prepara Solenidade da Imaculada Conceição

Évora

A Imaculada Conceição é Padroeira da Arquidiocese e uma das principais solenidades do calendário litúrgico. Desde longa data que na Sé de Évora se prepara a festa com uma Novena, às 21h, que em cada dia tem uma paróquia responsabilizada pela orientação. A Novena conta com recitação do terço, pregação e bênção do Santíssimo Sacramento. Tendo, este ano, como tema de fundo “Discípulos Missionários da Esperança”, as pregações terão os seguintes temas: dia 29 de Novembro (6ª feira) – “A fé, fundamento da esperança (Hb 4,1-11) – tema 3” – Paróquia da Sé; dia 30 de Novembro (Sábado) – “Esperança no meio das tribulações (2Cor 4,7-18) – tema 4” – Santo Antão; dia 1 de Dezembro (Domingo) – “A esperança vem de Cristo (Ef 2,11-22) – tema 6” – Nossa Senhora Auxiliadora; dia 2 de Dezembro (Segunda-feira) – “Santidade e esperança (1Pe 1,13-21) – tema 8” – São Mamede; dia 3 de Dezembro (Terça-feira) – “Sofrimento e esperança (Jb 19,1-29) – tema 9” – São Pedro; dia 4 de Dezembro (Quarta-feira) – “Esperança e fé na promessa (Rm 4,13-25) – tema 7” – Seminário; dia 5 de Dezembro (Quinta-feira) – “Esperança na libertação (Is 35,1-10) – tema 10” – Nossa Senhora da Saúde; dia 6 de Dezembro (Sexta-feira) – “Novos céus e nova terra (Ap 21,1-8) – tema 13” – Nossa Senhora de Fátima; dia 7 de Dezembro (Sábado) – “Levantou-se e foi apressadamente (Lc 1,39-56) – tema 15” – Paróquia de São Brás.
No dia 8 Dezembro (Domingo), Solenidade da Imaculada Conceição, a celebração festiva da Eucaristia, presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho, será, às 17h, na Sé de Évora. Na mesma celebração haverá ainda: Instituição de Leitor e Acólitos; Bênção das imagens do Menino Jesus; Lançamento da Campanha “10 Milhões de Estrelas” da Cáritas.

Vila Viçosa

No Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa, de 29 de Novembro a 7 de Dezembro, pelas 21h, acontece a Novena preparatória para a Solenidade da Imaculada Conceição, com terço e pregação.
No dia 3 de Dezembro, pelas 21h, Celebração Penitencial.
No dia 4 de Dezembro, pelas 15h30, celebração da Santa Unção.
No dia 6 de Dezembro, pelas 14h30, encontro das crianças de Vila Viçosa com Nossa Senhora.
No dia 7 de Dezembro pelas 17h, acolhimento aos Peregrinos no Santuário. Às 18h30, Eucaristia com Bênção das Grávidas. Às 21h, encerramento da Novena com Procissão de Velas à volta das muralhas do Castelo e Vigília.
No dia 8, pelas 9h30, acolhimento de Peregrinos e recitação do Terço, a cargo das Confrarias de Nossa Senhora da Conceição.
Às 11h, Eucaristia da Solenidade da Imaculada Conceição, presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho.
Às 14h30, recitação do Rosário a cargo da Mesa das Confrarias de Nossa Senhora da Conceição, seguida, pelas 15h, de Procissão em honra de Nossa Senhora da Conceição pelas ruas de Vila Viçosa.
Às 17h, Eucaristia da tarde, no final da qual haverá o Acto de Consagração e encerramento às 18h30.

Montemor-o-Novo

A novena de Nossa Senhora da Conceição, na Igreja Matriz, começa no dia 29 de Novembro e prolonga-se até ao dia 6 de Dezembro, com a recitação do Terço, às 18 horas e celebração da Eucaristia, às 18,30 horas.
A Festa de Nossa Senhora da Conceição acontece nos dias 7 e 8 de Dezembro.
No dia 7, pelas 18h00, Terço, e às 18h30, Missa na Ermida de Nossa Senhora da Conceição.
E, no dia 8, às 13h30, haverá um encontro no Calvário. Às 13h45, Oração e partida em Peregrinação para a Ermida, onde se celebrará a Missa da festa, às 15 horas.
Antes e depois das Celebrações haverá a tradicional venda de fogaças e outras animações.

Montargil

Na Paróquia Santo Ildefonso, em Montargil, decorrerá a Novena de 29 de Novembro a 7 de Dezembro, com a recitação do terço na igreja da Misericórdia, às 17h15.
No dia 7, haverá Vigília da Solenidade, com Eucaristia às 21h, seguida de Procissão de velas.
No dia 8, Solenidade da Imaculada, a Eucaristia será às 11h30, seguida de Procissão.

Cartaz 8_12_2019_ok