14 de Agosto: Bicentenário da fundação da (Real) Ordem da Imaculada Conceição de Vila Viçosa: Papa concede Bênção com indulgência plenária

No dia 22 de Fevereiro de 2019, em Roma, o Papa Francisco assinou um decreto que concede a Bênção Papal com indulgência plenária por ocasião do Ano Jubilar do bicentenário da fundação da (Real) Ordem da Imaculada Conceição de Vila Viçosa.

Esta indulgência plenária pode-se lucrar com as condições habituais (Confissão Sacramental, Comunhão Eucarística e Oração por intenções do Sumo Pontífice).

Além disso, do dia 25 de Março ao dia 8 de Dezembro de 2019, os fiéis devotos poderão obter a Indulgência Plenária, se se dirigirem ao Santuário da Imaculada Conceição de Vila Viçosa ou a outra igreja, sob a mesma invocação, em forma de peregrinação, e aí participarem nos ritos sagrados ou, pelo menos, ofereçam preces a Deus Misericordioso pela Fidelidade de Portugal à vocação cristã, pelas vocações de sacerdotes e religiosos e pela defesa da instituição da família humana, concluindo com a Oração Dominical, o Credo e invocações à Beata Virgem Maria.

Segundo o Decreto, os fiéis cristãos impedidos pela idade, a doença ou outra causa grave, obterão igualmente a Indulgência Plenária se, com detestação de qualquer pecado e a intenção de conseguir, logo que possível, as três habituais condições, nos mesmos dias diante de qualquer pequena imagem Mariana, se oferecerem a Deus Misericordioso, por Maria, as suas preces e dores, ou incomodidades da sua vida.

Neste âmbito, no próximo dia 14 de Agosto de 2019, vésperas da Solenidade de Nossa Senhora da Assunção, às 18h, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa, o Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho, presidirá à celebração da Eucaristia, na qual será assinalada oficialmente esta Indulgência Plenária Jubilar na Arquidiocese de Évora. A Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição também se associará a tão grande dom concedido à Ordem da Imaculada Conceição de Vila Viçosa.

Na continuidade das celebrações jubilares, no dia 28 de Setembro, às 11h, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, será celebrada Eucaristia, presidida por D. Manuel António Mendes do Santos, Bispo de São Tomé e Princípe, no âmbito da peregrinação internacional da Ordem de São Miguel da Ala e da Real Confraria do Santo Condestável.

No dia 8 de Dezembro de 2019, Dia da Solenidade da Imaculada Conceição, pelas 11h, no Santuário de Vila Viçosa, o Arcebispo de Évora presidirá à Eucaristia, na qual terminarão as celebrações jubilares do bicentenário da fundação da Ordem da Imaculada Conceição de Vila Viçosa, no ano em que se celebração também o 10.º aniversário da canonização de São Frei Nuno de Santa Maria Álvares Pereira.

 

Nossa Senhora da Conceicao

Contactos