De 20 a 23 de Janeiro, no Algarve: Jornadas de Actualização do Clero

O Instituto Superior de Teologia de Évora organiza, como é habitual, no mês de Janeiro, a Actualização do Clero das Dioceses do Algarve, Beja, Évora e Setúbal.
As jornadas estão agendadas para os dias 20 a 23 de Janeiro, em Albufeira (Algarve), e terão como tema: “Ecologia Integral: O Homem no Centro da Criação”.
Quanto ao programa, no dia 20, pelas 14h30, acolhimento. Às 16h, sessão de abertura. Às 16h30, conferência com o tema “Direitos Humanos e desenvolvimento integral: o Homem no centro”, pelo Cardeal Peter Turkson. Às 18h, diálogo com o orador. Às 19h15, Vésperas.
No dia 21, às 8h15, Laudes. Às 9h30, conferência sobre “Direitos Humanos e Criação”, pelo Cardeal Peter Turkson, seguida de diálogo com o orador. Às 11h30, conferência “Estaremos à beira do crepúsculo da Humanidade? Entre a realidade e a utopia”, pelo Prof. Francisco Ferreira, seguida de diálogo com o orador. Às 15h30, conferência “Laudato Si – Propostas para uma nova relação do Homem com a obra da Criação”, por Martin Carbajo (OFM, Academia Alfonsiana, Roma). Às 17h, conferência “A Antropologia Cristã e as outras Antropologias, face à Criação”, por D. Rino Fisichella, seguida de diálogo com os oradores. Às 19h, Vésperas e Eucaristia.
No dia 22, às 8h15, Laudes. Às 9h30, conferência “Laudato Si e a Nova Evangelização”, por Martin Carbajo (OFM, Academia Alfonsiana, Roma). Às 11h, conferência “A obra da Criação na Liturgia e na Espiritualidade Cristãs”, por D. Rino Fisichella, seguida de diálogo com os oradores. Às 15h30, conferência “Que futuro para a Humanidade?”, pelo Prof. Carvalho Rodrigues. Às 17h, conferência “Cuidar do Mundo: Ecologia Integral dos relatos da Criação”, pelo Prof. José Augusto Martins Ramos, seguida de diálogo com os oradores. Às 19h, Vésperas e Eucaristia.
No dia 23, às 8h, Laudes e Eucaristia. Às 10h, conferência “New Age. Direitos dos animais versus direitos humanos Novos fundamentalismos? Novo paganismo?”, pelo Prof. Pedro Vaz Patto, seguida de diálogo com o orador.
Às 12h15, decorrerá a sessão de Encerramento dos trabalhos.

 

jornadas_clero_sul2019-2

Contactos