De 21 a 24 de Setembro: Feira D’Aires celebra 267 anos de tradição e devoção

Aproxima-se mais uma edição da Feira D’Aires que começa já no dia 21 Setembro, em Viana do Alentejo. Durante 4 dias, até 24 de Setembro, junto ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires são esperadas milhares de pessoas que poderão desfrutar das actividades eco-nómicas, música, artesanato, gastronomia e manifestações religiosas que o certame tem para oferecer, a par da tradicional feira franca. Ingredientes que dão nova vida a Viana do Alentejo, num certame que junta todos os anos os filhos da terra que regressam nesta altura do ano para rever familiares e amigos.

Arcebispo de Évora celebra Eucaristia a 22 de Setembro

No âmbito religioso, cuja intenção principal da edição deste ano são as obras de restauro do Santuário, o programa começa no dia 22 de Setembro, sábado, com terço na Alameda do Santuário, pelas 17h, seguindo-se a celebração de Missa Vespertina, no Santuário, às 17h30, presidida pelo novo Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho.

No dia 23, domingo, na Alameda do Santuário, pelas 10h e pelo meio dia, serão celebradas Missas, e às 16h30, haverá recitação do Terço. No dia 24, às 18h, será celebrada Missa na Alameda do Santuário.

Segundo a tradição, o culto a Nossa Senhora d’Aires começou em 1748, altura em que grassou em Évora uma epidemia. Os comerciantes da cidade prometeram uma festa em honra de Nossa Senhora d’Aires se a epidemia fosse  debelada e, como tal aconteceu, a  festa decorreu na altura durante  três dias.

Nos primeiros anos da romaria surgiu a Feira d’Aires, que conta já 267 anos, passando desde então a realizar-se os dois eventos em simultâneo.

Situado a cerca de três quilómetros da vila de Viana do  Alentejo, o Santuário de Nossa  Senhora d’Aires, considerado o  maior templo do sul do País, datado de 1743, acolhe anualmente muitos peregrinos provenientes de todo o País, mas sobretudo do Alentejo, sendo considerada uma das romarias mais importantes do Alentejo.

Contactos