Dia da Igreja Diocesana: Arquidiocese inicia Ano Pastoral com o desafio de procurar e acolher (com fotos e vídeos)

Na manhã solarenga de Outono deste dia 5 de Outubro de 2019, a partir das 9.30 horas, o Pavilhão dos Salesianos de Évora começou a encher para acolher os cerca de um milhar de diocesanos que responderam ao afirmativamente ao convite do Arcebispo, D. Francisco José Senra Coelho para participar no  Dia da Igreja Diocesana.

Mais uma vez a Assembleia Diocesana marcou o arranque do Ano Pastoral 2019-2020 na Arquidiocese de Évora.

A Assembleia iniciou com a Oração de Laudes, de seguida, a conferência do Pe. Nunos Santos, Reitor do Seminário de Coimbra, interpelou os diocesanos sobre a forma como acolhem nas suas Paróquias e Grupos de Pastoral. Antes do intervalo os presente ainda foram desafiados a viverem intensamente o Mês de Outubro, como Mês de Missionários e foram convidados a participar no 5º Encontro Nacional da CNAL, agendado para o dia 23 de Novembro, em Santarém.

Depois de um breve intervalos os diocesanos foram animados pela Pastoral Juvenil, que serviu de mote para a apresentação das linhas gerais do Plano Pastoral por D. Francisco José Senra Coelho, Arcebispo de Évora.

Durante a alocução do Prelado eborense, os diocesanos ficaram a conhecer o hino do Ano Pastoral com música do Pe. Cartageno e letra do Pe. Mário Tavares de Oliveira.

No final em uníssono foi rezada a Oração do Ano Pastoral. O Arcebispo de Évora deu de seguida a bênção final e enviou todos em missão.
Deste forma, a Arquidiocese de Évora inicia um Triénio Pastoral, dedicado ao tema DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS DA ESPERANÇA, que conduzirá a Arquidiocese de Évora até às Jornadas Mundiais da Juventude, a realizar em 2022, em Lisboa. Para este primeiro ano do triénio, 2019/2020, o tema a desenvolver na Arquidiocese de Évora será PROCURAR E ACOLHER OS SEDENTOS DA ESPERANÇA.

(Leia do desenvolvimento desta reportagem na edição em papel ou digital do jornal “a defesa” de 9 de Outubro de 2019)

O DIA DA IGREJA DIOCESANA 2019 EM MULTIMÉDIA

Veja aqui a foto-reportagem do Dia da Igreja Diocesana (Fotos: Pedro Miguel Conceição/a defesa)

Veja a aqui os Vídeos do Dia da Igreja Diocesana