Dois novos presbíteros para a Arquidiocese de Évora

No passado domingo, dia 5 de Novembro, na Sé de Évora, D. José Alves presidiu à ordenação sacerdotal dos Padres Alessandro Cont e Nelson Fernandes.
Numa tarde cheia de Sol de Outono, a Catedral de Évora foi pequena para acolher a enorme multidão, cerca de um milhar de pessoas, que fez questão de estar ao lado dos dois jovens diáconos, um português, o Nelson Fernandes, natural de Aboim da Nóbrega, freguesia do concelho de Vila Verde, distrito de Braga e formado no Seminário Maior de Évora, e um italiano, o Alessandro Cont, do Caminho NeoCatecumenal, e formado nos Seminários Redemptoris Mater de Lisboa e de Évora.
A Eucaristia, presidida por D. José Alves, foi concelebrada por D. João Marcos, Bispo de Beja, D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro, D. Manuel Linda, Bispo das Forças Armadas e Segurança, e D. Manuel Madureira Dias, bispo emérito do Algarve, por cerca de uma centena de Presbíteros e cerca de duas dezenas de Diáconos Permanentes. A celebração contou com a participação do coro Stella Matutina (Coro da Sé de Évora).
Após o momento da eleição dos candidatos ao presbiterado, à homilia, D. José Alves recordou aos novos presbíteros que “os discípulos de Jesus Cristo, mormente os ministros ordena- dos devem ter como preocupação primeira a identificação com o seu Senhor, tanto no pensar como no agir, como nos sentimentos e nos afectos”.
Depois da homilia, os eleitos ao presbiterado começaram por fazer a Promessa. De seguida, os eleitos prostraram-se e cantaram-se as ladainhas. Seguiu-se o momento da imposição das mãos, primeiro pelo Arcebispo de Évora e depois por todos os bispos e presbíteros presentes. De seguida, o Arcebispo de Évora fez a oração de ordenação. Depois foi imposta a cada Ordenado a estola à maneira presbiteral, e cada um foi revestido com a casula. Seguiu-se a unção das mãos com o óleo do crisma. Por fim, receberam o Pão e o Vinho e o Ósculo da paz do Arcebispo de Évora e de todos os bispos e presbíteros presentes.
No final da celebração, os novos Presbíteros agradeceram a todos os que contribuíram para que a sua ordenação fosse uma realidade.
Finalizada a celebração, os neo sacerdotes receberam os cumprimentos dos seus familiares, amigos e fiéis, que receberam uma pagela comemorativa das Ordenações.
No final da celebração, o P. Alessandro Cont partilhou com “a defesa” a sua alegria: “Claro que estou contentíssimo por ver aqui a minha família, os meus amigos e todas as pessoas próximas e todos os que aqui em Portugal se tornaram nos últimos anos a minha família. Isto ajuda-me a perceber que o ministério que hoje recebi é para os outros e é uma graça de Deus enorme”.
O P. Nelson Fernandes também partilhou com a nossa reportagem que “este é um dia singular e marcante na minha vida. Certamente aquele que marcará mais porque imprime carácter”.
“Foi um dia muito esperado que agora me lança e projecta para um futuro muito mais compremetedor, numa entrega ainda maior, radical, total, num compromisso sério. Contudo, como refere o lema que escolhi a partir das palavras de S. Paulo, ‘transportamos este tesouro em vasos de barro’ para que se conheça que o que faça não é poder meu, mas é poder de Deus. Este poder vem de Deus e eu sou apenas mediador”, sublinhou o jovem presbítero.
Por fim, o Arcebispo de Évora referiu em exclusivo ao semanário “a defesa” que “depois de dois anos sem termos nenhuma ordenação, como se calcula, agora é um momento de júbilo com estes dois novos presbíteros que vêm trazer concerteza um novo alento, uma nova esperança e a garantia que Deus não se esqueceu de nós”, acrescentando que “Deus está connosco, Deus manifesta-se no meio de nós e Deus acompanha esta Igreja de Évora, que está carecida de sacerdotes, concerteza, mas também Deus nos dá Diáconos, nos dá fiéis leigos que se empenham e família generosas, que esperamos que nos continuem
a dar mais vocações”.
Recorde-se que o P. Alessandro Cont colabora actualmente com o P. Tarcísio Madeira Pinheiro na paróquia de Benavente.
O P. Nelson Fernandes está a colaborar com o Cón. Mário Tavares de Oliveira nas paróquias a ele confiadas, nomeadamente: Mora, Brotas, Pavia, Cabeção e Malarranha.
Entretanto, o P. Nelson celebrará a sua Missa Nova, no domingo, dia 12 de Novembro, no Santuário de Nossa Senhora da Paz, em Ponte da Parca. O P. Alessando Cont celebrará a sua Missa Nova, no dia 19 de Novembro, em Benavente.
Texto e Foto: PEDRO MIGUEL CONCEIÇÃO/a defesa

Envie-nos uma mensagem.