Há quatro Seminários a funcionar na Arquidiocese de Évora

A Igreja Católica está celebrar até 19 de Novembro, a Semana dos Seminários, apresentando estas instituições como “sinal da esperança para a Igreja e para o mundo”.

Actualmente na Arquidiocese de Évora funcionam os seguintes Seminários: Maior e S. José de Vila Viçosa (Menor), Redemptoris Mater e Salesiano.

A comunidade do Seminário Maior de Évora está neste ano formativo constituída por 24 seminaristas e três padres formadores. Os seminaristas são de várias procedências: 10 cabo-verdianos, 5 eborenses, 4 algarvios, 3 de Beja e 2 ucranianos. O Projecto Comunitário para o ano tem como objectivo geral: “Viver e testemunhar a alegria do dom da vocação”.

O Seminário de S. José (Menor), situado em Vila Viçosa, “acompanha os jovens do Pré-Seminário, que vivem em suas casas e mensalmente se reúnem em Vila Viçosa num encontro de fim de semana”, informou o vice-Reitor, Pe. Ricardo Cardoso.

O Seminário diocesano Redemptoris Mater, do Caminho Neo-Catecumenal, que “nasceu” em 2012 em Évora, conta este ano com 11 seminaristas: 2 de Espanha; 2 do Brasil; 2 da Costa Rica; 1 de Portugal; 1 da Venezuela; 1 da Colômbia; 1 da República Dominicana; e 1 de Guam (Ilha no Pacífico). “No seminário residem 9, sendo que um dos seminaristas brasileiro está em missão e o venezuelano está para chegar”, informou o reitor Pe. José Gomes Sousa.

Em Agosto de 2012, a Casa Salesiana de Évora passou a ser também residência e casa de formação para os seminaristas salesianos que frequentam o curso de teologia. Presentemente os seminaristas salesianos nesta situação são seis, todos eles provenientes de Timor-Leste: 2 frequentam o 1º ano de teologia, 2 frequentam o 3º ano e dois frequentam o 4º ano. Todos eles fazem os estudos teológicos no Instituto Superior de Teologia de Évora e simultaneamente continuam a sua formação salesiana na Comunidade Salesiana de Évora, de que fazem parte.

Em virtude de um protocolo estabelecido entre a Província Portuguesa Salesiana e a Província Salesiana de Timor-Leste, estes jovens salesianos fazem em Portugal os estudos teológicos e, após a ordenação sacerdotal, permanecem em Portugal mais 4 anos. Terminado este período, podem optar pelo regresso a Timor ou pela sua inserção na Província Portuguesa.

Recorde-se que como tem sido habitual na Arquidiocese de Évora, decorre, neste dia 16 de Novembro, pelas 21h, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Salesianos – Évora), uma Vigília de Oração por ocasião da Semana dos Seminários.

Envie-nos uma mensagem.