Na Arquidiocese de Évora: Jovens em Missão nas férias de Verão

Nestes primeiros dias de Agosto há várias iniciativas a decorrer na Arquidiocese de Évora que envolvem jovens, que aproveitam assim alguns dias das suas férias para, em grupo, estar mais perto de Deus, dedicando também o seu tempo a animar e a ajudar os irmãos.

Férias com Deus em São Manços

De 3 a 10 de Agosto, na Herdade das Mestras, em São Manços, um grupo de 94 jovens, com idades entre os 15 e os 18 anos, acompanhados por 3 casais e as suas famílias, participam num campo de férias promovido pela Associação Férias com Deus – “Os Carraças”.
A iniciativa visa o aprofundamento espiritual e o contacto directo com a natureza.
A Associação Férias com Deus, Associação para a Formação Espiritual de Jovens, informalmente designada por CARRAÇAS, é uma Associação privada de fiéis, ao abrigo do Direito Canónico, que tem como objectivo a formação espiritual e humana de crianças e jovens, através da organização de encontros de formação espiritual durante as férias escolares, retiros, peregrinações e outras actividades sem fins lucrativos, vividas com e para Deus, seguindo o modelo de Jesus e sob a proteção maternal de Maria.

Dominismissio em Alandroal

De 7 a 14 de Agosto, no Alandroal e em Terena, na Arquidiocese de Évora, 24 jovens, com idades entre os 15 e os 27 anos, acompanhados por duas Irmãs e um Sacerdote, serão discípulos missionários na oitava edição do Dominismissio.
Este campo de trabalho missionário, organizado pela Pastoral Juvenil das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, será uma semana de voluntariado, onde serão concretizados os pilares da Ordem Dominicana: tempo de estudo, de oração, de convívio em comunidade e tempo de serviço nas instituições locais e com a população em geral.

Convívios Fraternos realizam Férias Missionárias

O Movimento dos Convívios Fraternos está a dinamizar umas férias missionárias onde os participantes trocaram “a possibilidade de nada fazer pela disponibilidade de dar a sua vida” à comunidade de Alcáçovas, durante uma semana.

“Crianças, jovens, adultos e idosos, todos são tocados pela marcha suave desta juventude que canta nas ruas, visita os doentes, fala às famílias, brinca e joga com as crianças, abraça um senhora que vive sozinha, troca dois dedos de conversa com os “manos” que vai encontrando”, destaca um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA pelo Departamento da  Pastoral Juvenil da Arquidiocese de Évora.

A nota explica que para estas férias missionárias os jovens foram desafiados a “trocar nada por tudo” e a possibilidade de “nada fazer pela disponibilidade de dar a sua vida”.

Desde o dia 3, os participantes desta atividade cantam e rezam na praça, na atividade de tempos livres de verão, no lar, na igreja, até ao próximo domingo, dia 11.

Neste contexto, nove jovens missionários levaram para esta semana “violas, energia, alegria” e uma “condição enorme” de fazer festa na vida dos outros com quem partilham “a felicidade que é conhecer Cristo Vivo” e têm como base a Casa Paroquial de Alcáçovas onde se instalaram.

Segundo o Departamento da Pastoral Juvenil, as Férias Missionárias acontecem nas paróquias da Arquidiocese de Évora há mais de 20 anos e os jovens que participam na edição de 2019 “viveram todos a experiência de um Convívio Fraterno” e estão a ser acompanhados pelos padres Manuel José Marques e Fernando Lopes.

convivios

Deixar um Comentário