A Palavra ao nosso Arcebispo: Falecimento de Dom Ilídio Leandro

Tendo-nos chegado a triste notícia do falecimento do senhor Bispo Emérito de Viseu, Dom Ilídio Pinto Leandro, em nome da Arquidiocese de Évora, apresento sentidas condolências à Diocese irmã de Viseu na pessoa do seu Bispo, senhor D. António Luciano dos Santos Costa, e à excelentíssima família do saudoso Prelado.

Damos Graças a Deus pelo dom da sua vida, da sua vocação e do seu ministério episcopal. E imploramos para ele, ao Senhor da Messe, o prémio dos justos e laboriosos trabalhadores da Sua vinha.

Transcrevemos na íntegra a Nota da Conferência Episcopal Portuguesa:
“Ao tomar conhecimento do falecimento de Dom Ilídio Pinto Leandro, Bispo emérito de Viseu, quero manifestar, em nome da Conferência Episcopal, o sentido pesar pela sua partida desta vida peregrina e a viva esperança de que esteja na comunhão eterna de Deus, agora como nosso intercessor.
Estendo estes sentimentos particularmente aos seus familiares e aos diocesanos de Viseu que Dom Ilídio serviu com toda a dedicação ao longo do seu ministério sacerdotal e episcopal.
Manifesto igualmente um forte reconhecimento pelo seu prestimoso contributo no seio da Conferência Episcopal, nomeadamente nas suas comissões e outros serviços.
Rezemos para que Dom Ilídio esteja na paz eterna junto de Deus Pai e permaneça vivo em nós o seu testemunho de vida, de serviço à Igreja e à sociedade, e de grande serenidade que manteve durante a grave doença que o atingiu nos últimos anos da sua vida. P. Manuel Barbosa, Secretário da CEP“.

Com enorme reconhecimento e gratidão elevamos as nossas preces pelo eterno descanso de Dom Ilídio Leandro.

+ Francisco José, Arcebispo de Évora

D.-Ilídio