Novena e Solenidade da Imaculada Conceição na Arquidiocese de Évora

Évora

A Imaculada Conceição é Padroeira da Arquidiocese e uma das principais solenidades do calendário litúrgico. Desde longa data que na Sé de Évora se preparou a festa com uma Novena que em cada dia tem uma paróquia responsabilizada da orientação. Eis a lista das respectivas paróquias e o dia que lhes está confiado, sempre às 21h. Tendo como tema de fundo “Viver a fé no coração da Família”, as pregações terão os seguintes temas:

29 Novembro (4ª feira) – Exigências do seguimento de Jesus ……………………………………………….. Sé
30 Novembro (5ª feira) – Renovação e fi delidade …………………………………………………….. S. Mamede
1 Dezembro (6ª feira) – Solidariedade com os pobres ……………………………………………… Seminário
2 Dezembro (sábado) – Firmeza na fé ………………………………………………………… Nª Sª Auxiliadora
3 Dezembro (domingo) – Educar para o serviço …………………………………………………………. S. Pedro
4 Dezembro (2ª feira) – Testemunhar Jesus sem medo ………………………………………….. Sª da Saúde
5 Dezembro (3ª feira) – Famílias acolhedoras ……………………………………………………. Santo Antão
6 Dezembro (4ª feira) – Compreensão e tolerância …………………………………………. Nª Sª de Fátima
7 Dezembro (5ª feira) – Testemunhar a alegria …………………………………………………………… S. Brás
8 Dezembro (6ª feira) – Eucaristia presidida pelo Senhor Arcebispo, às 17.00h.

Vila Viçosa

No Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa, de 29 de Novembro a 7 de Dezembro, pelas 21h, acontece a Novena preparatória para a Solenidade da Imaculada Conceição, com terço e pregação.

No dia 2 de dezembro, às 16h30, conferência sobre “Vila Viçosa, Nª Srª da Conceição e Sta Beatriz da Silva”, pelo Doutor Felix Duque.

No dia 5 de dezembro, pelas 14h30, encontro das crianças de Vila Viçosa com Nossa Senhora. Às 21h00, celebração penitencial.

No dia 7 de dezembro pelas 18h00, acolhimento aos Peregrinos e Terço. Às 18h30, Eucaristia com Bênção das Grávidas. Às 21h00, encerramento da Novena com Procissão de Velas à volta das muralhas e Vigília.

No dia 8, pelas 9h30, acolhimento dos Peregrinos e recitação do Terço, a cargo das Confrarias de Nossa Senhora.

Às 11h00, Eucaristia da Solenidade da Imaculada Conceição.

Às 14h30, Terço solenizado a cargo da Ordem do Carmo, seguido, pelas 15h00, de Procissão em honra de Nossa Senhora da Conceição pelas ruas de Vila Viçosa.

Às 17h00, Eucaristia da tarde, no final da qual haverá o Ato de Consagração e encerramento.

Uma vez mais a Rádio Campanário irá transmitir em directo as celebrações da Solenidade da Imaculada Conceição.

Montemor-o-Novo

Até dia 6 de Dezembro realiza-se a tradicional novena na igreja Matriz, às 18h, com a recitação do Terço, seguida da celebração de Eucaristia às 18h30.
A tradicional Festa de Nossa Senhora da Conceição acontece nos dias 7 e 8 de Dezembro. No dia 7, pelas 18h00, Terço, e às 18h30, Missa na Ermida de Nossa Senhora da Conceição. E no dia 8, às 13h30, haverá um encontro-convívio no Calvário. Às 13h45, Oração e partida em Peregrinação até à Ermida, onde se celebrará ali a Missa da festa, às 15 horas.

Estremoz

A Festa de Nossa Senhora da Conceição nos Olivais, em Estremoz, que decorrerá no dia 8 de Dezembro, conta com o seguinte programa: 12h, celebração da Eucaristia, em Santa Maria; 14h, Missa de Festa no Santuário da Senhora da Conceição dos Olivais; 15h, Procissão com as venerandas imagens da Senhora da Conceição e de S. Nuno Álvares Pereira; 15h30, fogaças e convívio.

Envie-nos uma mensagem.