Ordenações de Diáconos nos Salesianos de Évora

No passado dia 7 de Abril, em Évora, o Arcebispo de Évora, D. José Francisco Sanches Alves, presidiu às ordenações de Diáconos de Casimiro Morais e de Salvador Mau Huno José, membros da Sociedade Salesiana e naturais de Timor-Leste.

A igreja de Nossa Senhora Auxiliadora foi pequena para acolher a concelebração que foi animada pelo Coro Paroquial e que contou com várias dezenas de sacerdotes, vários diáconos, representantes das várias comunidades salesianas da Província Portuguesa da Sociedade Salesiana e Província de Timor-Leste, alunos e antigo alunos salesianos e paroquianos. A Embaixadora de Timor-Leste em Portugal também marcou presença.

À homilia, depois de uma reflexão sobre as leituras respeitantes ao segundo Domingo da Páscoa, o Arcebispo de Évora explicou as principais funções dos diáconos: o Serviço à Liturgia, à Palavra e à Caridade.

De seguida, aconteceu o rito de Ordenação, com os novos diáconos a fazerem as promessas. Seguiu-se a imposição das mãos e a oração do Arcebispo de Évora. Depois receberam a estola, a dalmática de Diácono. Por fim, receberam o Evangelho e o Ósculo da Paz do Arcebispo de Évora.

No final da Eucaristia, os novos diáconos agradeceram a todos os que de um ou de outra forma contribuíram para a sua caminhada vocacional.

Os novos diáconos encontram-se actualmente a residir na Casa Salesiana de Évora, que desde Agosto de 2012 é residência e casa de formação para os seminaristas salesianos que fazem os estudos teológicos no Instituto Superior de Teologia de Évora. Em virtude de um protocolo estabelecido entre a Província Portuguesa Salesiana e a Província Salesiana de Timor-Leste, estes jovens salesianos fazem em Portugal os estudos teológicos e, após a ordenação sacerdotal, permanecem em Portugal mais 4 anos. Terminado este período, podem optar pelo regresso a Timor ou pela sua inserção na Província Portuguesa.