Padre Manuel José Marques apresenta exposição de pintura “Reencontro e Silêncio” em Monsaraz

“Reencontro e Silêncio” é o tema da exposição de pintura que o Pe. Manuel José Marques, Pároco da Unidade Pastoral de Reguengos de Monsaraz, vai apresentar na Igreja de Santiago – Galeria de Arte, em Monsaraz. A mostra vai ser inaugurada no dia 20 de maio, pelas 18h, e pode ser apreciada diariamente até 2 de Julho, das 9h30 às 12h30 e entre as 14h e as 18h.

O Pe. Manuel José Marques vai apresentar 35 pinturas, distintas na mensagem e nas técnicas utilizadas. As obras selecionadas para esta mostra na vila medieval de Monsaraz foram realizadas durante um ano, entre março de 2016 e março de 2017, e segundo o autor, “o visitante pode ter a surpresa de viver em cada quadro uma nova experiência, mais do que o desconforto pela variedade de estilos e técnicas”.

O Pe. Manuel José Marques pretende que se faça, como ele fez, “a dupla experiência do reencontro e do silêncio diante das paisagens interiores, sempre mais profunda que a experiência provocada pelas imagens do quotidiano”. O autor considera ainda que “o silêncio que fala nas cores e nos movimentos há de provocar emoções e encontros entre o visitante e o seu mistério existencial. Tal como o autor tirou do silêncio da tela a obra que agora pode ser contemplada, também o visitante, no silêncio, pode contemplar a realidade mais profunda que tem dentro de si”.

A expressão artística foi sempre uma paixão que ocupou um segundo plano na vida do Pe. Manuel José Marques, tendo efetuado a sua primeira exposição, “Momentos”, em janeiro de 1996, na Eborensia Galeria. Depois de vinte anos de silêncio apresenta, agora, “Reencontro e Silêncio”, uma mostra organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz no âmbito do ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto e que integra as comemorações do 50.º aniversário do jornal Palavra.

O Pe. Manuel José Marques nasceu em Montemor-o-Novo a 1 de dezembro de 1959. Frequentou os Seminários de S. José, em Vila Viçosa, e Nossa Senhora da Purificação, em Évora, e foi aluno do Instituto Superior de Teologia de Évora até 1984, ano em que foi ordenado sacerdote.

Entre 1990 e 1992 licenciou-se em Teologia Dogmática na Universidade Pontifícia de Salamanca. Atualmente é pároco da Unidade Pastoral de Reguengos de Monsaraz, professor do Instituto Superior de Teologia de Évora e Diretor do jornal Palavra.

Contacte-nos

Envie-nos uma mensagem.

 

Redes Sociais 

 

Informações