PALAVRA AO NOSSO ARCEBISPO: DIA DIOCESANO DA FAMÍLIA (25 de Maio)

Preparemos com alegria e esperança a nossa participação na peregrinação diocesana das famílias ao Santuário Nacional de Vila Viçosa, no próximo dia 25 de Maio.

Trata-se de um encontro para todas as famílias da Arquidiocese de Évora, no qual celebraremos com especial gratidão o jubileu de Bodas de Ouro e Prata de alguns casais, porém o convite é para todos, pois todos somos família e temos família e, por isso, a levamos em nosso coração e na nossa oração. Desejo vivamente encontrar-me com muitos avós, pais, filhos, netos, e queira Deus que também com alguns bisavós e bisnetos. Já só faltam 10 dias…

A Eucaristia será o centro do nosso encontro e Maria o modelo da nossa unidade em família e em Igreja. Partiremos de Vila Viçosa, reconciliados, livres e pacificados. É sempre assim, quando nos encontramos com o Filho de Maria nas nossas estradas de Emaús.

Hoje, 15 de maio, comemora-se o DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA, proclamado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 1933, Resolução 47/237. Esta atitude da ONU mostra o valor consensual de que a Família se reveste para todos os Povos, Nações e Culturas. Trata-se de um bem comum precioso, de um património da humanidade insubstituível. É por esta consciência e nesta efeméride que renovo a todos os Cristãos o convite para peregrinarmos até Vila Viçosa e aí renovarmos com a Virgem Maria a nossa vontade firme de construirmos famílias segundo o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e com Ele fazermos da nossa Diocese, cada vez mais, uma família de famílias.

Que S. Manços, padroeiro da nossa Arquidiocese, cuja memória também hoje celebramos, interceda por esta Igreja, onde ele testemunhou a Fé até ao derramamento do seu sangue e nos alente na fidelidade à nossa identidade de DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS.

+Francisco José, Arcebispo de Évora