Palavra ao nosso Arcebispo: Eucaristia pelo saudoso Pe. Manuel Bello no dia 19 de Novembro em Évora

No próximo dia 19 do corrente mês de Novembro, pelas 19.15h, na Igreja do Espírito Santo em Évora, celebrarei a Eucaristia pelo saudoso Padre Manuel Ferreira Bello, Sacerdote Jesuíta.
A sua dedicação ao ministério presbiteral em qualificada fidelidade ao carisma jesuítico a que se sentiu chamado, e o seu Amor a Évora e à nossa Arquidiocese, fizeram do Padre Manuel Bello um dos grandes servidores desta Igreja Particular nos últimos decénios, sendo uma referência espiritual na vida de muitos fiéis e de muitas famílias cristãs, marcando mesmo de modo indelével uma geração. Por isso, a nossa Igreja Diocesana deve-lhe uma homenagem de gratidão e uma prece de sufrágio.

Assim, e na impossibilidade que muitos experimentámos de poder participar nas suas exéquias fúnebres celebradas a partir do Colégio S. João de Brito em Lisboa, onde faleceu, convido a que participemos todos nesta Missa e que agradeçamos  ao Senhor pelo Homem de Deus, de cultura e de Igreja, que no seu equilíbrio, ponderação e discernimento soube ser sempre para nós o nosso muito estimado Padre Bello.

+ Francisco José, Arcebispo de Évora

Biografia do Padre Manuel Bello*

O Padre Manuel Ferreira Lima Bello nasceu a 18 de agosto de 1925, na freguesia de Santos-o-Velho, em Lisboa. Licenciou-se em Engenharia Civil, frequentando o Instituto Superior Técnico de Lisboa, desde 1942-43 a 1947-48. Entrou na Companhia de Jesus no dia 11 de Dezembro de 1948, no noviciado da Costa, em Guimarães. Estudou Filosofia em Braga e fez o seu Magistério (tempo de estágio apostólico) no Instituto Nun’Alvres, nas Caldas da Saúde em Santo Tirso. Entre 1958 e 1962 mudou-se para San Cugat, em Barcelona onde fez os seus estudos teológicos. Foi ordenado sacerdote a 1 de julho de 1962.

Aquando da abertura do Concílio Vaticano II, em outubro de 1962, estava em Roma a fazer um Curso de Doutrina Social da Igreja. No ano seguinte voltou a Espanha onde completou  o seu tempo de formação como jesuíta fazendo a sua terceira provação em Salamanca.

Regressou a Portugal em 1964 sendo enviado para a comunidade de Évora onde permaneceu até 1978. Nesse período foi professor do Instituto Superior Económico e Social de Évora (ISESE) e Professor no Seminário Diocesano. Assumiu também responsabilidades na sua comunidade como Vice-Superior. Entre 1978 e 1987 viveu em Soutelo (Braga), onde foi Diretor da Casa de Exercícios e Centro de Espiritualidade e Cultura (CEC), dedicando-se também à Pastoral e aos Exercícios Espirituais. De regressou à Residência do Espírito Santo em Évora, no ano de 1987, foi Bibliotecário da Comunidade e da Biblioteca do ISESE, cuja direção integrou como vogal. Dedicou-se ao acompanhamento de estudantes  universitários, foi  assistente Eclesiástico da Comissão Arquidiocesana Justiça e Paz, guia da Comunidade de Vida Cristã (CVX) (ISESE).

Ao longo da sua vida. prestou assistência espiritual a diversos institutos e ordens religiosas, tanto de vida ativa, como de vida contemplativa, acompanhou a formação de noviças.

Destaca-se a profundidade da sua espiritualidade, a competência na orientação dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola e no acompanhamento espiritual, bem como em toda a sua actividade sacerdotal.

Em setembro de 2019, estando mais debilitada a sua saúde, passou a viver na enfermaria da Comunidade do Colégio São João de Brito. Já acamado, faleceu na manhã do passado dia 14 de novembro.

O corpo esteve na capela da comunidade religiosa do Colégio São João de Brito (Lumiar., Lisboa) durante a tarde de 14 de Novembro, tendo sido  celebrada missa às 21h00 na Igreja do Colégio.  Na sexta-feira, dia 15 de Novembro, a missa seguida das cerimónias fúnebres foi às 14h30 na mesma Igreja.

Serão celebradas duas missas de 7º dia. Na 3ª feira, dia 19 de novembro, às 19h15 será celebrada eucaristia na Igreja do Espírito Santo, em Évora, já 4ª feira, dia 20 de novembro, a Eucaristia terá lugar às 18h30 na Igreja de São João Baptista do Lumiar em Lisboa.

*Fonte: https://pontosj.pt/