Palavra ao nosso Arcebispo: Solenidade da Páscoa com a Comunidade Ucraniana

No passado Domingo da Misericórdia, dia 28 de Abril, celebrei com a Comunidade Ucraniana, a Solenidade da Páscoa, segundo o Rito Bizantino em Ucraniano e conforme o Calendário Juliano. Foram momentos de indescritível beleza, interioridade e comunhão. Ali, voltei a constatar a riqueza que nos vem da diversidade e a capacidade maternal da Igreja Católica.

Envolvido pelo acolhimento fraterno das famílias ucranianas, pude perceber o porquê da sua coragem, resistência e resiliência durante os duros anos de domínio Soviético: sem dúvida, que a força deste povo lhe veio da sua forte identidade cultural, alicerçada no húmus da Fé Cristã.

Agradeço ao Rev. Padre Ivan pelo convite que me dirigiu, ao Cónego Manuel Ferreira pelo acolhimento na sua monumental Igreja de S. Francisco, repleta de fiéis, e ao bom povo Ucraniano, pelo excelente testemunho de Fé e de valores familiares que a todos proporcionou.

Para as duas Comunidades Ucranianas de Évora e Samora Correia, votos de Santa Páscoa e fecundo Tempo Pascal.

+Francisco, Arcebispo de Évora