Pelas Aldeias, Vilas e Cidades: Tradicionais Festas de Verão na Arquidiocese de Évora

Com o Verão, chegam as tradicionais festas que se realizam desde a mais pequena aldeia até à grande cidade.

Deixamos aqui o programa religioso de algumas festas que chegaram ao conhecimento da nossa redacção.

Nossa Senhora da Boa-Fé

De 12 a 14 de Agosto, decorrem as Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa-Fé, concelho de Évora. As Festas são organizadas pelo Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Boa-Fé e conta com os apoios da União de Freguesias de S. Sebastião da Giesteira e Nossa Senhora da Boa-Fé e da Câmara Municipal de Évora. O lucro destina-se à manutenção do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Boa-Fé. Quanto ao programa religioso, no dia 13 de Agosto, domingo, às 18h, haverá celebração de Eucaristia solene, seguida de Procissão, acompanhada de Banda. No dia 15 de Agosto, Eucaristia às 11 horas.

Nossa Senhora da Boa Esperança – Canaviais

A Paróquia de Canaviais, no concelho de Évora, organiza de 25 a 27 de Agosto, as Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Esperança. Com entrada gratuita, as festas contam com o apoio da Junta de Freguesia de Canaviais e da Câmara Municipal de Évora. Quanto ao programa religioso, no dia 27 de Agosto, domingo, pelas 10h, será celebrada Missa em honra de Nossa Senhora da Boa Esperança.

Feira de Santa Maria de Agosto em Campo Maior

De 13 a 20 de Agosto, decorre em Campo Maior a tradicional Feira de Santa Maria de Agosto. O certame conta com Feira de Artesanato, animação musical diária e zona de bares e DJ’s. Integrada na Feira, acontece a 5º edição do “Jardim de Papel”, uma pequena amostra das famosas Festas das Flores ou Festas do Povo de Campo Maior, que estão a preparar candidatura a Património Mundial da UNESCO. A iniciativa Jardim de Papel decorre no intervalo da realização das tradicionais Festas do Povo e serve para “manter bem viva” a tradição e a vivência desta arte centenária dos habitantes trabalharem o papel. O Jardim de Papel é promovido pelo Município de Campo Maior, em parceria com a Associação das Festas do Povo e com o apoio voluntário das gentes campomaiorenses.

BORBA: Festas do Senhor Jesus dos Aflitos

As festas do Senhor Jesus dos Aflitos, em Borba, vão decorrer entre os dias 14 e 21 deste mês, com destaque para as procissões e espectáculos musicais. O programa dos festejos inclui ainda outras cerimónias religiosas e actividades culturais, recreativas e desportivas. Na vertente religiosa, o destaque vai para as três procissões, com a imagem do Senhor Jesus dos Aflitos, pelas principais artérias da cidade, nos dias 19, 20 e 21, e às quais se costumam associar milhares de pessoas.

FESTAS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DE GLÓRIA

De 12 a 14 de agosto irão realizar-se, junto à Igreja de Glória, concelho de Estremoz, as Festas em Honra de Nossa Senhora de Glória. A Tolerante Futuro – Associação Glória Jovem e Comissão Fabriqueira da Paróquia de Glória, organizadoras do evento, contam com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz e da Junta de Freguesia de Glória.

FESTAS DE NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS

De 11 a 15 de agosto, em Santa Vitória do Ameixial, realizam-se as Festas de Nossa Senhora das Vitórias.
À semelhança de anos transatos, a Comissão de Festas de Santa Vitória do Ameixial organiza as festas de verão, de forma a promover o convívio entre os habitantes da terra e aqueles que a visitam nestes dias.

FESTAS EM HONRA DE SANTA MARIA EM EVORAMONTE

Dias 11, 12, 13 e 15 de agosto realizam-se as Festas em Honra de Santa Maria, em Evoramonte.

Os meses de verão são por tradição meses de festas e romarias. Evoramonte não foge à regra e estará em festa. A Associação Cultural, Desportiva e Recreativa, o Grupo Folclórico, a Associação de Caçadores, a Associação Acolher Mudanças e a Santa Casa da Misericórdia de Evoramonte organizam esta festa, que conta com atracções para todas as idades e gostos.
Esta iniciativa conta com o apoio da Junta de Freguesia de Evoramonte e da Câmara Municipal de Estremoz.

Envie-nos uma mensagem.