Roteiro pelas exposições de Presépios patentes por toda a Arquidiocese de Évora

Para estes dias de final de ano deixamos a sugestão de várias exposições de presépios patentes um pouco por toda a Arquidiocese de Évora: 

  • Um total de 207 presépios artesanais do norte de Portugal, pertencentes ao colecionador Fernando Canha da Silva, está exposto em Évora, na Igreja de São Francisco. Segundo a Igreja de São Francisco, a mostra temporária está patente na galeria norte do edifício, podendo ser apreciada pelo público até final de outubro do próximo ano.  “A Coleção Canha da Silva é formada por cerca de 300 presépios” característicos do norte, “dos quais 207 estão aqui expostos”, além de outros 37 integrarem a exposição permanente, explicou a instituição.  Entre os exemplares que podem ser apreciados pelos visitantes, encontram-se trabalhos em barro, cestaria, tecelagem manual, latoaria e “as rendas e os bordados que, no Minho, se mostram de maneira mais exuberante e variada”, indicou a organização. 

 – O Presépio de rua com figuras em tamanho real está de regresso à Vila de Monsaraz. Este projecto concebido há 18 anos pela escultora Teresa Martins apresenta 46 figuras em tamanho real que estão dispersas pelas ruas da vila medieval até ao dia 6 de Janeiro de 2018.  

  • Para além do Presépio, Monsaraz terá o Cante de Reis, também com o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, realiza-se no dia 5 de Janeiro, a partir das 19h, pelas ruas da vila medieval. 
  • Em Reguengos de Monsaraz, o Natal das Freguesias inclui Presépios de rua com as figuras da Sagrada Família em S. Marcos do Campo, Campinho e Cumeada, que estão patentes até 6 de Janeiro. 
  • Em Estremoz, na Galeria Municipal D. Dinis, está patente a décima primeira Exposição de Presépios de Artesãos de Estremoz. Esta mostra, que é já uma referência no Alentejo, conta com mais de 20 Presépios, produzidos em diversos materiais, cerâmica, tecido, pedra, madeira, cortiça, vidro e metal, pelos artesãos Afonso Ginja, António Moreira, Duarte Catela, Fátima Lopes, Francisca Carreiras, Guilhermina Maldonado, Irmãs Flores, Isabel Pires, Jorge Carrapiço, Jorge da Conceição, Manuel Miranda, Manuel Serrano, Pedro Cravo, Perfeito Neves, Ricardo Fonseca, Susana Cunha, Valter Cavaco e Zulmira Cavaco. A exposição vai estar patente até 5 de janeiro de 2018, de terça-feira a sábado, com entrada gratuita, sendo uma organização da Câmara Municipal de Estremoz, através do Museu Municipal Prof. Joaquim Vermelho. 

 – Também em Estremoz está patente Uma exposição sobre artes decorativas e barrística da Academia Sénior de Estremoz, até ao dia 06 de janeiro de 2018, no posto de turismo da cidade alentejana. A mostra é composta por Meninos Jesus e presépios, que as alunas fizeram durante as suas aulas. 

 – Ainda em Estremoz, uma exposição de presépios de artesãos e da academia sénior de Estremoz está patente no salão da União das Freguesias de Estremoz (Santa Maria e Santo André). trata-se de uma mostra com cerca de 50 peças, elaboradas com os mais diferentes materiais, inspiradas na Sagrada Família, que vai estar patente ao público até ao dia 08 de janeiro de 2018.  

  • Em Sousel, uma exposição sobre “Coroas de Natal” está patente ao público na Biblioteca Municipal Dr. António Garção. A mostra, que reúne, no mesmo espaço, trabalhos alusivos à quadra natalícia elaborados pelos alunos de todas as escolas do concelho de Sousel, assim como pelos utentes das instituições particulares de solidariedade social, pode ser visitada até ao dia 05 de janeiro de 2018. 

 – Em Borba, um presépio de rua com figuras em tamanho real está patente na cidade, constituindo um dos atrativos da região na quadra de Natal. O presépio de rua inclui figuras alusivas a profissões tradicionais da região, como forma de recordar algumas atividades que já se extinguiram.  As figuras, feitas pelos serviços municipais, são apresentadas, até ao dia 06 de janeiro de 2018, nas várias artérias, com iluminações natalícias, do centro histórico da cidade de Borba. 

  • Também em Borba, no Celeiro da Cultura, pode ser visitado,  até 06 de janeiro, um presépio animado, de Rosa Aparício e José Grego, que inclui várias centenas de representações em movimento, entre as quais as profissões tradicionais da região. 

 – Em Elvas, uma exposição intitulada “O Natal e os Poetas”, que inclui mais de 20 presépios e diversos poemas, está patente ao público no Museu Municipal da Fotografia João Carpinteiro, daquela cidade raiana. A mostra, que integra peças de João Carpinteiro, Maria José Rijo, Alice Nabeiro, Ilda Sacadura e Etelvina Castelo Branco, e poemas de vários poetas, pode ser visitada até ao dia 07 de janeiro de 2018.