Santuário de N.ª Sr.ª da Conceição recebe Ordens Dinásticas

Decorreu, no passado dia 28 de Setembro, a Peregrinação Internacional das Ordens Dinásticas ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa.
A Rádio Campanário marcou presença e falou com D. Francisco Senra Coelho, Arcebispo de Évora, que referiu aos microfones da emissora calipolense que “a Igreja Católica nem pode ser nostálgica de um tempo que já pertence ao passado, nem pode ser contra compreensões diferentes da organização social e política”.
Para o Arcebispo de Évora “a Igreja Católica não é republicana nem filo monárquica, a Igreja quer a sua liberdade, para exercer a sua posição e o seu lugar é junto do povo”.
D. Francisco Senra Coelho destacou a importância “destas casas reais da Europa”, pois “guardam uma história que faz parte do húmus onde cresceu a sociedade”.
Por seu turno, o cónego Francisco Couto, reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição começou por explicar aos microfones da Rádio Campanário que “esta peregrinação está dividida entre Vila Viçosa e Alcobaça”.
O cónego Francisco Couto destacou a presença do “Senhor Bispo de São Tomé e Príncipe”, bem como do “Senhor Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho”.
A Peregrinação Internacional das Ordens Dinásticas “insere-se nesta comemoração pela Real Ordem de Nossa Senhora da Conceição a quem o Papa atribuiu a indulgência plenária”, explicou o reitor.
Do programa constou a celebração eucarística no Santuário, pela manhã. Durante a tarde, os peregrinos visitaram Vila Viçosa e alguns dos seus espaços, como foi o caso do Paço Ducal.
Na peregrinação participaram cerca de 80 peregrinos. Questionado pela Rádio Campanário sobre as nacionalidades presentes na Peregrinação, o reitor referiu que “são várias, temos pessoas do Haiti, de Leste, representantes da Rainha Isabel II de Inglaterra, dos EUA, de Espanha e de França”.
O cón. Francisco Couto destacou ainda a presença “não só de ordens dinásticas, mas também de alguns políticos”.
D. Duarte Pio, duque de Bragança, presente na cerimónia, destacou aos microfones da Rádio Campanário que “todos os membros da casa real estão conscientes da sua responsabilidade espiritual e colaboram com as obras existenciais”.
O duque explicou que a Real Ordem “colabora em São Tomé e Príncipe, onde já tem um orfanato e um lar de estudantes”, acrescentando ainda os apoios “para o telhado do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa”.
Para Fernando Pinto, Juiz da Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição “é uma enorme satisfação que nesta celebração do centenário da Real Confraria se tenha realizado esta peregrinação”.
O Juiz destacou a presença de “representantes um pouco de todo o mundo”, acrescentando que “para este Santuário é uma honra e um prazer poder acolher estas pessoas”.

Fonte e Fotos: Rádio Campanário

p_4_santuario vv