Saudação do Arcebispo de Évora ao novo Núncio Apostólico em Lisboa

Saúdo com júbilo, veneração e respeito, Sua Ex.cia Rev.ma o Senhor D. Ivo Scapolo, nomeado por Sua Santidade, o Papa Francisco, Núncio Apostólico em Lisboa, Portugal. Seja bem-vindo, a esta Nação e a esta Igreja com longa História e profunda tradição católica e missionária; marcada pelo Amor maternal de Maria nas suas diversas fases e vicissitudes e que em horas de prova, continua a aflorar como primeira bússola e âncora, capazes de alimentar a nossa Esperança!

Portugal e as Igrejas Lusófonas, encontram-se num catolicismo marcado pela centralidade da Eucaristia, com especial culto ao S.S.mo Sacramento; arreigada devoção Mariana; valorização do ministério petrino expresso pelo amor ao Santo Padre e frequente oração pelos defuntos, em forma de devoção às almas do Purgatório, sobretudo da família.

Eis o húmus em que cresceram estas árvores; hoje como sempre, carentes de limpeza, poda e cuidados de manutenção, sem esquecer a urgência de novas plantações em tempos muito diferentes e que são as delicadas tarefas pastorais de nos encontrarmos com os desafios das novas gerações.

O novo Núncio Apostólico virá viver connosco a ampla tarefa que será prepararmo-nos e preparar as próximas Jornadas Mundiais da Juventude. Seja bem vindo Senhor Núncio!

Em nome da Arquidiocese de Évora garanto ao representante do Papa em Portugal a certeza da nossa inquebrantável comunhão na Fé e nos vínculos da Caridade.

Que Nossa Senhora da Conceição, venerada em Vila Viçosa, Padroeira de Portugal, o guarde sempre. Por si rezaremos sempre.

+Francisco, Arcebispo de Évora
Ivo Scapolo