Semana dos Seminários – 10 a 17 de Novembro: Conheça os Seminários da Arquidiocese de Évora

No corrente ano formativo 2019/2020, existem quatro Seminários activos na Arquidiocese de Évora.

Pré-Seminário

O Pré-Seminário, à imagem do que tem acontecido nos últimos anos, irá reunir todos os meses no Seminário de Vila Viçosa com todos os adolescentes e jovens que queiram realizar um discernimento sério e profundo sobre a sua vocação.
“Para além deste acompanhamento mensal, teremos diversos encontros nas paróquias, com os acólitos, com os grupos de catequese, com os catequistas, com os grupos de adolescentes do SayYes e com os grupos de jovens”, informou o Pe. Fernando Lopes, responsável pelo Pré-Seminário.
Juntamente com o Departamento da Catequese, a Pastoral Vocacional, na qual se insere o Pré-Seminário, irá organizar, já este mês, no dia 24 de Novembro, dia de Cristo Rei, um encontro para todos os acólitos da Diocese, com o seguinte programa: 15h00 – Encontro no Seminário Maior de Évora; 16h00 – Visita à Sé de Évora; 16h35 – Encontro com o Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho; 17h00 – Eucaristia na Sé, onde todos os acólitos irão participar. Ainda em Novembro, no dia 30, decorrerá um Torneio de FutSal para os 7.º e 8.º Anos da Catequese. Será apenas da parte da manhã, no Pavilhão dos Salesianos.
“Procuraremos, ao longo do ano, dar a conhecer o quão apaixonante é SEGUIR Jesus e procurar acompanhar da melhor maneiro todos os que se sintam chamados a esta missão: ser Padre!”, sublinhou o Pe. Fernando Lopes.

Seminário Maior de Évora

A Comunidade do Seminário de Nossa Senhora da Purificação (Maior) de Évora é constituída por 25 seminaristas, provenientes das três Dioceses do Sul – Évora, Beja e Algarve – e das duas Dioceses de Cabo Verde – Mindelo e Santiago. A equipa formadora conta com quatro sacerdotes, dois dos quais são novos, nomeadamente, o Reitor, Pe. Luís Casares, e o Prefeito de estudos, Pe. Fernando Lopes. O projecto comunitário para o ano tem como lema: “Ser Alegres na Esperança”.

Seminário Redemptoris Mater

O Seminário diocesano Redemptoris Mater, do Caminho Neo-Catecumenal, que “nasceu” em 2012 em Évora, conta no corrente ano com 13 seminaristas, sendo que 11 estão em Évora e 2 em missão. São de 9 nacionalidades e 3 continentes: 2 de Portugal, 2 de Espanha, 1 de Itália, 2 do Brasil, 2 da Costa Rica, 1 da Colômbia, 1 da República Dominicana, 1 da Venezuela e 1 de Guam.

Seminário Salesiano de Évora

Na Casa Salesiana de Évora, que desde 2012, é residência e casa de formação para os seminaristas salesianos que frequentam o curso de teologia. O Seminário Salesiano de Évora é constituído por 4 timorenses (Gregório Correia, Rafael Bonaparte, Samora Marcel e Jaime da Cruz). Quanto à comunidade formadora, o director é o padre Simão Cruz e o salesiano que acompanha mais directamente os seminaristas, de modo particular na relação com o ISTE, é o padre Salvador José.