Seminário: Uma comunidade em diálogo com o mundo

O Seminário Maior de Évora iniciou o ano lectivo 2018/19 com vinte e dois alunos, e três presbíteros que constituem a equipa formadora do mesmo. A nossa formação académica é realizada no Instituto Superior de Teologia de Évora (ISTE) onde podemos ter contacto com outros seminaristas provenientes dos Salesianos e seminários Redemptoris Mater de Évora e de Beja, sendo esta diversidade motivo de júbilo pela riqueza que cada um transporta, contribuindo para uma comunidade académica mais plural e ao mesmo tempo unida.
Este espaço que de hoje em diante nos é facultado por este Semanário, tem como grande objectivo dar a conhecer esta casa de formação que é o Seminário Maior de Évora, o que nela se vai realizando, bem como aquilo que são as suas aspirações e anseios concretizados em cada um daqueles que a habitam.
O Seminário é «o coração» de uma diocese que pulsa com grande vontade de ter as suas portas escancaradas à sociedade, para que assim seja capaz de dialogar com as várias realidades hodiernas, sem cair na tentação de se fechar sobre si, renegando o seu carisma que é o de acolher, dialogar e ajudar a encontrar caminhos concretos para a vida daqueles que batem à sua porta.
Assim, semanalmente, pretendemos que através de cada um dos alunos desta casa, bem como da sua equipa formadora, seja partilhado com todos vós o que por aqui vai acontecendo, sem descurar os acontecimentos quotidianos da Igreja e do mundo em geral, que deverão merecer a nossa reflexão.
Com o ano lectivo já a decorrer normalmente, iniciamos agora mais esta missão com muita vontade de que a mesma possa frutificar. Recomendamo-nos às vossas generosas orações, para que o Senhor a todos ilumine e ajude a concretizar este projecto que agora inicia o seu caminho.

Adriano Batista*

*Este texto pertence à coluna “No coração da Diocese…” publicada no semanário “a defesa” e que é da responsabilidade do Seminário Maior de Évora.