TWEET DE 11 DE DEZEMBRO: Dia Internacional dos Direitos Humanos

Neste dia 11 de Dezembro, D. Francisco José Senra Coelho publica na sua conta do Twitter um novo Tweet, que aqui partilhamos:

Ontem, Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebramos os setenta anos da sua proclamação. Nós os Cristãos somos chamados a agradecer a Deus, o grande dom para a dignificação humana que significou este passo em frente, a proclamação da Declaração dos Direitos Humanos.
Pedimos a Bênção de Deus para que continuemos a trabalhar, de mãos dadas e em rede, em prol de algumas situações ainda muito fragilizadas no que se refere aos Direitos Humanos.
Recordo, algumas das novas formas de escravatura: a verificação de uma crescente violência doméstica; o desrespeito por algumas mulheres que ao serem diferenciadas no seu ordenado em comparação a igual trabalho, com os homens, são discriminadas; o acolhimento não satisfatoriamente dispensado aos migrantes; o desrespeito pelo direito à liberdade de consciência e de religião.
Sendo os Direitos Humanos uma conquista muito recente na História da Humanidade, não podemos deixar que haja um retrocesso civilizacional em matéria tão inspirada nos Evangelhos e em todos os Livros do Novo Testamento.
O húmus cristão em que floresceu esta Declaração faz com que cada Cristão se sinta incansavelmente comprometido na promoção dos Direitos humanos no contexto dos seus ambientes.
O conhecimento da Doutrina Social da Igreja, a valorização das Mensagens Pontifícias para o Dia Mundial da Paz e a escuta atenta dos alertas dados pela nossa Conferência Episcopal são modos concretos dos Leigos aprofundarem e se comprometerem com os grandes desafios da Humanização.

Contactos