Visita Pastoral 2018 começa na Paróquia da Sé

Neste dia 14 de Fevereiro, o arcebispo de Évora, D. José Alves, inicia a Visita Pastoral 2018, que este ano percorrerá as Paróquias da Vigararia de Évora e que terminará a 13 de Maio de 2018. data em que se completará o ciclo das Visitas Pastorais a todas a paróquias da Arquidiocese.

Na primeira etapa da Visita Pastoral deste ano que começa neste dia 14 de Fevereiro, quarta-feira de cinzas, e prolonga-se até domingo, dia 18 de Fevereiro, D. José Alves visitará a Paróquia de Nossa Senhora da Assunção – Sé, em pleno centro histórico de Évora, cujo pároco é o cónego Joaquim Chorão Lavajo.
Segundo o programa fornecido pela Paróquia, a Visita Pastoral terá início com a celebração da Eucaristia, em quarta-feira de cinzas na Igreja do Carmo, sede da Paróquia.
Depois, até dia 18, o Arcebispo de Évora visitará Instituições de Educação, de Solidariedade Social e a Polícia de Segurança Pública.
Além desta visita formal às Instituições, o Pastor estará próximo dos doentes, dos idosos, reunindo ainda com os Movimentos e as forças vivas da Paróquia.
A visita terminará no domingo, dia 18 de Fevereiro, o primeiro da Quaresma, com a celebração da Eucaristia às 11h30m na Igreja do Carmo e Pontifical na Sé, às 17,00 horas, durante o qual decorrerá o Rito da Inscrição do nome e Eleição dos Catecúmenos.
Recorde-se que 7 de Janeiro de 2018, o Arcebispo de Évora, D. José Alves escreveu uma mensagem, publicada na íntegra na edição de 10 de Janeiro de “a defsa”, sobre a Visita Pastoral 2018 à Vigararia de Évora.
No documento, o Prelado, recorda que desde 2008, ano em que foi nomeado Arcebispo de Évora a sua minha actividade pastoral, ao longo de cada ano, repartiu-se pelas 156 paróquias, distribuídas por 24 concelhos. “E para lá dessa presença continuada, todos os anos dedico alguns meses à tradicional Visita Pastoral, que implica um contacto directo e mais prolongado com as paróquias de uma das nove Vigararias”, explica.
“A Vigararia de Évora, formada por 20 paróquias, distingue-se das outras pela sua dupla componente urbana e rural. E esta característica singular implica que a Visita Pastoral não siga, em todas as paróquias, o modelo usado nos anos anteriores. Nas paróquias rurais tudo será semelhante aos anos transactos, incluindo uma semana de missão popular. Nas urbanas, serão introduzidas algumas alterações, justificadas pelo tipo de urbanização, pela fluidez sociológica dos limites entre elas e pelo facto de as relações de pertença não dependerem apenas da área geográfica onde se situa a residência. Com efeito, apesar de existirem divisões paroquiais, sociologicamente a cidade constitui uma unidade orgânica, um todo dinâmico, qualidade que é preciso valorizar”, explica D. José Alves.
Neste sentido, além dos actos realizados em cada uma das paróquias, o Arcebispo de Évora sublinha que estão previstos quatro eventos, destinados a congregar todas as pessoas interessadas: dia da juventude (24.02); grande encontro das famílias e dos movimentos e obras de apostolado (17.03); dia da catequese (14.04); jornada sócio-caritativa (28.04).
“Durante o período da Visita Pastoral, a cada paróquia dedicarei alguns dias que me permitam compreender melhor a vida das pessoas que integram a paróquia, estar com elas e ouvi-las. Rezar em conjunto com elas, celebrar a fé, partilhar as preocupações e os ideais. Levar uma palavra de alento, de fé e de esperança, envolvida no terno amor de Deus por cada um de nós”, refere o Prelado, que conclui que “não se trata de uma visita de mera cortesia mas de uma visita pastoral. Desloco-me a cada uma das paróquias como pastor, como pai, como irmão e como amigo. Por isso, espero que a minha presença a todos ajude a viver a fé com mais intensidade. Podeis contar comigo”.

Programa da Visita Pastoral

Início – Dia 14 de Fevereiro, quarta feira de cinzas, com celebração da Eucaristia, na Igreja do Carmo às 18,15 h

Dia 15 de Fevereiro – Visita à Creche e Jardim de Infância, à PSP, visita a doentes e celebração da Eucaristia na Igreja do Espírito Santo às 19,15h.

Dia 16 de Fevereiro – Visita à Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus, ao Lar de Nossa Senhora da Visitação com celebração da Eucaristia e visita a doentes.

Dia 17 de Fevereiro – Encontro com os Movimentos da Paróquia e celebração da Eucaristia na Igreja da Misericórdia às 17,00h.

Dia 18 de Fevereiro (Domingo) – Celebração da Eucaristia às 11h30m na Igreja do Carmo e Pontifical na Sé às 17,00h.