Visita Pastoral ao Concelho de Monforte: Mensagem do Arcebispo de Évora

Ao iniciar a Visita Pastoral ao Concelho de Monforte exprimo a minha alegria por poder encontrar-me com as populações das diversas paróquias a visitar e confiadas aos Rev.dos Padres Ronildo Faria dos Santos e Aureliano Abílio, refiro-me às Paróquias de Monforte, Assumar, Santo Aleixo e Vaiamonte.

Saúdo as autarquias, as autoridades de segurança e todas as entidades que prestam serviços públicos às populações, nomeadamente, a nível judicial, educação e saúde. Saúdo também o mundo empresarial, profissional, todos os dadores e prestadores de trabalho.

Será para mim uma feliz oportunidade poder abraçar e compartilhar as experiências de vida de cada pessoa com quem me vou cruzar nos caminhos missionários da Visita Pastoral. Desde já muito obrigado a todos os que vão acolher a minha visita e, sobretudo, Aquele que vai comigo, Nosso Senhor Jesus Cristo.

Desejo compartilhar o dia-a-dia dos meus dois irmãos Sacerdotes, das Irmãs de S. José de Cluny, a residir em Monforte, e das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, ao serviço do Centro de Recuperação de Menores de Assumar.

Com os missionários serei missionário e a todos exorto a que recebais cada enviado em Missão, como ao próprio Jesus, pois Ele disse “Quem vós recebe, a mim recebe”. Encontrar-me com as crianças, os jovens, os casais, os idosos, os doentes e com as pessoas com deficiência será ser abraçado e abraçar Cristo, será comungar o Senhor nos irmãos.

Acredito na força do encontro humano que o diálogo verdadeiro e transparente é capaz de gerar e fomentar! Acredito nas relações novas que a Alegria do Evangelho gera entre nós! Acredito que Jesus nos faz mais felizes e que isso vai brotar da Visita Pastoral como dom para todos aqueles que lhe vão abrir o coração.

Às comunidades paroquiais lanço desde já o desafio de que se renovem na comunhão da Fé, através dos ministérios organizados da Catequese, da Liturgia e da Caridade. Com Jesus Eucaristia vamos ser Um!

Unidos na caridade e na oração e pelas mãos de Maria vamos ser Discípulos Missionários da Esperança pelo acolhimento e pela procura em terras de Monforte, Assumar, Santo Aleixo e Vaiamonte.

A certeza do vosso Bispo em comunhão convosco.

+ Francisco José, Arcebispo de Évora
Concelho de Monforte