A caminho das JMJ’23: Tema, hino e logótipo da Jornadas Mundiais

«Maria disse, então: “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.” E o anjo retirou-se. Por aqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel.» Lc 1, 38-40
O Papa Francisco escolheu para tema da JMJ 2023 “Maria levantou-se e partiu apressadamente”, uma passagem do Evangelho de S. Lucas relativa à visita da Virgem Maria à sua prima Isabel, mãe de S. João Baptista. Maria, mãe de Jesus, é quem ensina a dizer SIM a Deus, é quem impele a levantar e partir apressadamente, como missionários empenhados, ativos, evangélicos, sendo testemunhas da presença de Cristo Vivo.
É baseado nesta atitude de Maria que surge o hino para a JMJ 2023, intitulado “Há pressa no ar”. Este hino foi escrito por João Paulo Vaz, sacerdote, e musicado por Pedro Ferreira, professor e músico. Os arranjos ficaram a cargo do músico Carlos Garcia. O hino das JMJ 2023 incita os jovens a identificarem-se com Maria, a colocarem-se ao serviço e a transformarem o mundo. É um hino alegre, que invoca a festa e a alegria na relação com Deus.
O logótipo da JMJ 2023 apresenta uma cruz atravessada por um caminho, onde surge Maria e o Espírito Santo. É da autoria da designer Beatriz Roque Antunes, que refere tratar-se de “um convite aos jovens para que não se acomodem e sejam protagonistas na construção de um mundo mais justo e mais fraterno”. As cores do logótipo evocam a bandeira portuguesa.