Às Terças Com...

QUERES DAR-TE A DEUS, COM MARIA E COMO MARIA?

O tema de hoje foi-me sugerido por uma dupla circunstância: escrever em Maio e escrever em Portugal. Maio é o mês “mariano” por excelência; Portugal, o povo “mariano” por excelência. Posso perceber isto último melhor que os próprios portugueses, por ser português apenas de adoção. Isto dá-me uma maior perspectiva.

Maio 2017 foi um Maio mariano muito especial: pelo Centenário das Aparições de Fátima, pela visita do Papa Francisco e pela canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta. Neste Maio 2017 Portugal mostrou mais uma vez a sua fibra mariana, com uma intensidade inusitada, admirável.

Eis um detalhe significativo do que escrevo, que também me sugere a reflexão de hoje: o Dia Mundial de Oração pelas Vocações. O lema deste Dia para a Igreja universal era: “Impelidos pelo Espírito para a Missão”. A portuguesa Comissão Episcopal “Vocações e Ministérios” fez um duplo acrescento ao lema universal: “Queres dar-te a Deus?” “Com Maria…” De tal modo que em Portugal o lema ficou assim: “Queres dar-te a Deus? Com Maria, impelidos pelo Espírito para a Missão”.

“Queres dar-te a Deus?”, perguntou nossa Senhora aos pastorinhos em Fátima. É a pergunta vocacional por excelência. Tu, que lês: “Queres dar-te a Deus?”

“Com Maria”, e como Maria, podemos acrescentar. Maria, modelo de resposta vocacional: “Faça-se em mim segundo a tua Palavra”. E Maria, intercessora por todas as vocações, para que cada um de nós possa realizar a missão implicada na própria e pessoal vocação.

Como cristãos e portugueses, “demo-nos a Deus, com Maria e como Maria, para cumprirmos a nossa missão na vida”, não pelos nossos méritos e forças, mas impelidos pelo Espírito Santo, por Jesus Cristo, para a glória de Deus Pai!

Pe. Vicente Nieto.