Conselho Pastoral Diocesano reflete sobre o Ano Pastoral e o Sínodo 2023 em reflexão

Na noite do dia 1 de abril de 2022 decorreu, por via telemática, a vigésima Reunião Ordinária do Conselho Pastoral Diocesano (CPD) e presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho, com a participação de cerca de uma dezena de membros do Conselho.
A reunião iniciou com um momento de oração. Seguiu-se a aprovação da Acta da Reunião anterior.
Depois o Prelado eborense dirigiu-se aos membros do CPD com palavras de saudação e de ânimo, desafiando-os a serem “Discípulos Missionários da Esperança, acolhedores de todos os que buscam um sentido novo para a vida, cuidadores atentos daqueles que chegam feridos pelas consequências de um mundo vazio de Humanidade, e capazes de criar espaço e inserir cada um deles no seio da grande família que é a Igreja”.
Seguiu-se a avaliação intercalar do Ano Pastoral, na dimensão de “Discípulos Missionários da Esperança – cuidar e inserir” e na dimensão da sinodalidade.
Neste momento, na Arquidiocese de Évora, há cerca de 40 grupos sinodais a trabalhar e já chegaram algumas respostas individuais. Até final de abril, os grupos deverão ter o seu trabalho concluído, para que depois a equipa sinodal diocesana possa fazer a síntese até final de maio. A Assembleia Diocesana Sinodal será no dia 5 de junho, às 15h, domingo de Pentecostes, e será seguida de Pontifical, às 17h, na Catedral de Évora, com a administração do Sacramento da Confirmação a jovens oriundos de diversas Paróquias.
De seguida, foram dadas sugestões para o próximo Plano Pastoral, que terá como tema “Levantou-se e foi apressadamente para a montanha”, tendo sido sublinhada a necessidade de voltar a apostar nos pequenos Grupos Paroquiais de Adultos, de acompanhar os jovens nesta caminhada até às Jornadas Mundiais da Juventude em Lisboa 2023 e de concretizar o Biénio Vocacional.
A reunião terminou com um momento de oração.