13 de setembro, às 14h, em Montargil: Funeral do Professor Manuel Ferreira Patrício

A missa de corpo presente do senhor Professor Manuel Ferreira Patrício, que faleceu no sábado, dia 11 de Setembro, aos 82 anos de idade, será celebra nesta segunda-feira, às 14h00, na igreja paroquial de Montargil, presidida pelo o senhor D. José Alves, Arcebispo Emérito de Évora.

O Senhor Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho, que estará ausente no funeral devido a estar a presidir à Assembleia Geral do Clero, apresenta as suas mais sentidas condolências à Ex.ma. Família do senhor Professor Manuel Ferreira Patrício, à Universidade de Évora e à Paróquia de Montargil, e une-se às orações de sufrágio pelo senhor Professor.

Nascido em Montargil, no concelho de Ponte de Sor, Portalegre, a 23 de setembro de 1938, o Professor Manuel Ferreira Patrício frequentou os Seminários da Arquidiocese de Évora e era Presidente da Assembleia Geral da LASE – Liga dos Antigos Seminaristas de Évora.

O Professor Manuel Ferreira Patrício era licenciado em Filosofia, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, doutorado em Ciências da Educação, especialidade Filosofia da Educação, e agregado em Teoria da Educação e em Axiologia Educacional.

Foi reitor da UÉ entre 2002 e 2006, instituição onde foi docente, presidente do Conselho do Departamento de Pedagogia e Educação e do Conselho Pedagógico, entre outros cargos.

Foi com “profunda consternação” que tomámos conhecimento do falecimento do Professor Manuel Ferreira Patrício, declarou neste sábado, dia 11 de Setembro de 2021, Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora,

“Deixa-nos um considerável e eloquente legado, tendo sido um pioneiro, um homem que dedicou a sua vida, persistente e coerentemente, às suas convicções e a quem a Universidade de Évora e o país muito devem. O seu lugar na História e na memória desta Academia está assegurado, não apenas pela sua erudição, mas também pela sua personalidade cordial, afável e atenta a todos os que o rodeavam”, disse a Reitora da UÉ.

O Professor Manuel Ferreira Patrício foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, em 2012, pelo então Presidente da República, Cavaco Silva.

 

Contactos