14 de maio: 40 anos da visita pastoral de São João Paulo II a Vila Viçosa

No dia 14 de maio de 2022 assinala-se o quadragésimo aniversário da visita pastoral de Sua Santidade, São João Paulo II, ao santuário da Padroeira de Portugal. Trata-se de uma das datas mais relevantes para a história da Régia Confraria, muito em particular, mas também para Vila Viçosa e para a Arquidiocese de Évora, numa perspetiva mais global.
Foram planeadas iniciativas em associação com a Câmara Municipal de Vila Viçosa, a Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Conceição e São Bartolomeu, o Agrupamento de Escuteiros, o Museu de Arte Sacra, a Catequese Interparoquial e a Rádio Campanário, que têm como objetivo comum, reforçar o conhecimento da mensagem de São João Paulo II, assim como o seu papel muito importante para a História do Século XX, e também na transição para o Século XXI.
Revisitaremos a memória desse dia, no eco das palavras e das imagens, mas porque falamos do Papa de Maria, e do “Totus Tuus”, e uma das personalidades mais relevantes na queda dos muros e na aproximação do leste ao oeste da velha Europa, fazemos propósito de honrar este legado de São João Paulo II, precisamente no momento em que a guerra voltou ao nosso continente, rezando pela paz, e recolhendo bens que serão levados desde o nosso santuário, até às pessoas vítimas da guerra na Ucrânia. Com um abraço em Maria, a Rainha da Paz.
Uma recolha de bens decorrerá durante todo o dia 14, no adro do Santuário, junto ao busto de Sua Santidade.
Esta é uma data para celebrarmos juntos, louvando a memória e firmando o compromisso com a paz, por Maria, como tantas vezes aprendemos de São João Paulo II.

Contactos