18 de julho, às 18h, na Igreja de S. Francisco: Concerto “Requiem para Santa Clara”

REVEJA AQUI O CONCERTO:

A igreja de S. Francisco, em Évora, com o apoio da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, apresentam, no dia 18 de julho, às 18h00, o REQUIEM PARA O MOSTEIRO DE SANTA CLARA, interpretado pelo ensemble Metáfora das Flores e dirigido por Magna Ferreira.
O programa deste concerto é maioritariamente constituído por obras do compositor Frei Francisco de São Boaventura (Porto?, fl. 1739 – 1802) e escritas para o Mosteiro de Santa Clara (Porto). A exceção é feita no início da primeira parte, onde se escutará o hino dedicado à Rainha Santa Isabel, também ela monja do Convento de Santa Clara de Coimbra. Trata-se de um hino estreado nas cerimónias da sua canonização, em 1625, e composto pelo compositor Domenico Mazzochi com poema do próprio Papa Urbano VIII.
Frei Francisco de São Boaventura foi um compositor pertencente à Ordem dos Carmelitas Calçados.
Mapeando os manuscritos musicais do compositor, percebe-se a importância deste músico no seio dos conventos femininos de clausura da cidade do Porto, nomeadamente do Mosteiro S. Bento de Avé-Maria e, em especial, do Convento de Santa Clara. Terá trabalhado, também, na Igreja da Misericórdia do Porto.
Na segunda parte do programa está o centro do que o move: o “Requiem” (1791). Trata-se de uma encomenda da Mestre Capella do Mosteiro de Santa Clara (Porto), D. Maria Manoel do Coração de Jesus.
Magna Ferreira é docente no Curso de Música Antiga da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (Instituto Politécnico do Porto) e no Conservatório de Música do Porto.
A entrada no concerto é livre, sujeita à lotação da igreja.
O evento será divulgado e transmitido em direto na página de Facebook da igreja de São Francisco, em https://www.facebook.com/s.francisco.evora/

Arquidiocese de Évora celebra a Semana de Oração pelas Vocações

26 de Abril a 3 de Maio de 2020

O Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho, preside neste Domingo, dia 3 de Maio, à Eucaristia do Domingo IV da Páscoa, Domingo do Bom Pastor, e Dia Mundial de Oração pelas Vocações, na Capela da Casa Arquiepiscopal