19 a 25 de junho: XIII Capítulo Geral das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres

“DE GRAÇA RECEBESTES, DE GRAÇA DAI” (Mt 10, 8), é o lema do XIII Capítulo Geral da Congregação das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres, acontecimento eclesial que irá decorrer de 19 a 25 de junho, no Convento da Imaculada Conceição, Casa Mãe da Congregação, em Elvas. 

A Congregação foi fundada na cidade de Elvas por inspiração de Deus a Madre Maria Isabel da Santíssima Trindade, que se dedicou apaixonadamente ao serviço dos Pobres, deixando-se guiar pela Palavra do Senhor ao jeito de Beatriz da Silva e Francisco de Assis.

O Capítulo Geral constitui a grande assembleia sinodal do Instituto, em ordem a discernir novos caminhos e meios para promover a fidelidade criativa ao carisma e eleger o novo Governo da Congregação. Este capítulo conta com a presença de Irmãs delegadas de Portugal, Itália, México, Timor-Leste e Moçambique e de leigos da família concepcionista. Estará a acompanhar os trabalhos capitulares, o Padre Nélio Pita, Superior Provincial da Congregação da Missão. 

Este evento terminará no dia 25 de junho pelas 15h, com a apresentação das obras completas de Maria Isabel, na Biblioteca Municipal de Elvas. A família concepcionista convida todos a fazerem-se presentes e a celebrar as raízes alentejanas das palavras e carisma concepcionista ao Serviço dos Pobres.

Todos podemos participar neste acontecimento de graça para a Igreja, na confiança da ação do Espírito e em compromisso de oração, para que se faça a vontade de Deus na missão concepcionista de serviço aos Pobres.

 

Contactos