21 e 22 de janeiro: Arquidiocese de Évora esteve 24h em Oração pela JMJ (com vídeo e com fotos)

O Comité Organizador Local lançou o desafio a todas as Dioceses de, entre os dias 21 e 22 de janeiro, dinamizarem 24 Horas de Oração pela próxima Jornada Mundial da Juventude.
O objetivo era claro: estar com Ele, agradecer-Lhe tudo. Em particular, focar na próxima Jornada Mundial da Juventude. Nesta atividade os jovens e a comunidade acompanharam Jesus numa das Igrejas que esteve aberta durante este período.
Na Arquidiocese de Évora foram várias as Paróquias e Comunidades Religiosas que aderiram à iniciativa e a alegria deste momento foi partilhado por todos os que, em conjunto, rezaram por esta intenção.

Partilhamos alguns testemunhos destas iniciativas:

COP Vendas Novas:
Dom Francisco iniciou as 24h de oração pedindo-nos, na Eucaristia, para nos atrevermos a viver no amor e por amor, sem medo dos desafios que Deus nos traz nestas Jornadas.
Almoçámos juntos, reunimos por equipas, visitámos a sede da COD de Évora e terminámos com um concerto!
Esta viagem permitiu criar um espírito de grupo entre os elementos do COP que se animam cada vez mais para o acolhimento dos peregrinos nas suas paróquias e ainda para viver a grande semana das JMJ Lisboa 2023.

Estamos todos de olhos postos nas JMJ 2023!
Há dentro de cada um de nós um sentimento de dúvida e esperança. Dúvida por questionar o que Deus quererá de cada um de nós. Esperança por podermos levar Deus aos outros, aceitando os desafios que Ele nos coloca, tendo como exemplo a vida e o testemunho dos Patronos desta grande peregrinação!
Diante do Santíssimo Sacramento, os jovens de Vendas Novas pediram e agradeceram o caminho que Ele terá para nós, permanecendo fiéis à Sua vontade!

COP Mora:
Muita coisa aconteceu no sábado, dia 21 de janeiro. Durante 24 Horas de Oração todas as Dioceses nacionais estiveram em oração pela Jornada que já acontece. A Arquidiocese de Évora não foi exceção e todos os COPs, durante 1h, organizaram-se em Adoração ao Santíssimo Sacramento, Celebrações Penitenciais e Meditação do terço, rezando a nossa Senhora da Visitação pela união e presença de todos neste que é, o maior encontro de jovens do mundo, em que também contamos com a presença do primeiro peregrino inscrito, Sua Santidade, o Papa.
Nas várias paróquias foi notória a cor e alegria da Jornada, marcada pela presença e entrega dos jovens que desempenharam variadas tarefas no serviço às suas comunidades. Contribuímos com orações aos patronos e cânticos. Partilhámos a nossa vivência nas redes sociais com fotografias e vídeos, divulgando a nossa experiência de maneira que façamos ouvir a voz de Cristo que é vivo e está presente nas nossas vidas.
Nesse mesmo dia, em Évora decorreu um encontro do COD com alguns elementos dos COPs, com apresentação dos peregrinos das mais diversas nacionalidades e lugares do planeta que serão acolhidos durante os Dias na Diocese. Estivemos nas instalações oficiais da Jornada na nossa Diocese, junto à Igreja de S. Francisco. Reunimo-nos em Eucaristia com a presença do Sr. Arcebispo e de seguida, seguimos em convívio para refeição partilhada no Seminário.
Nesta Jornada caminhamos para o acolhimento e serviço àqueles que connosco partilham a nossa fé e amor a Cristo, o Ressuscitado. Nossa Senhora da Visitação, rogai por nós!

COP Alcácer do Sal:
A Santa Missa, presidida por D. Francisco Senra Coelho, na Igreja de S. Francisco, e a organização do encontro, a cabo do COD, determinaram o sucesso deste dia, em que a boa vontade, a entrega, a generosidade e o otimismo foram manifestamente evidentes. Neste encontro de COPs em Évora, promovido pelo nosso COD, não demos conta das horas a passar. É isto que acontece quando estamos alinhados e quando servimos com alegria. Claramente, em Deus, todos unidos para levarmos os jovens da nossa diocese à JMJ Lisboa 2023 e todos unidos para recebermos os peregrinos estrangeiros nos Dias na Diocese.

COP Évora:
“O encontro do passado dia 21 de Janeiro (Sábado), do COD da Arquidiocese de Évora com os vários COP’s, foi muito proveitoso e frutífero naquele que tem sido este caminho que temos vindo a percorrer e que vai culminar com a realização da JMJ2023 em Lisboa no próximo mês de Agosto.
O dia iniciou-se com a Eucaristia na Igreja de S.Francisco (Igreja oficial da JMJ na Arquidiocese de Évora), presidida pelo Sr. Arcebispo de Évora, e que marcou o inicio das 24 horas de oração, que ligaram entre as 12h de sábado e as 12h de domingo, as várias paróquias espalhadas por toda a Arquidiocese e os seus jovens. Foram variados e intensos os momentos de oração e demonstração de fé, que fomos convidados a viver ao longo destas 24h. Estar “frente a frente” com Jesus presente na Santa Eucaristia, fez-me sentir que não consigo viver sem a Sua presença na minha vida. Além disso, apoiados nos exemplos de fé dos vários patronos da JMJ2023 que nos foram sendo apresentados durante a oração feita na minha paróquia, percebi que a santidade está ao alcance de qualquer um de nós, desde que saibamos viver a nossa vida ao Seu jeito. Aproveitei também os momentos de silêncio para lhe “contar” um pouco mais da minha vida (apesar d’Ele já saber tudo), daquilo que me inquieta e preocupa, e no final, no momento das preces, pedir-Lhe que abençoe todos os nossos jovens e em particular os que irão participar nas jornadas.
Após a Eucaristia, tirámos a fotografia de grupo na entrada da Igreja de S. Francisco e seguimos para o almoço partilhado nas instalações do Seminário Maior de Évora. Após o almoço, que a equipa da logística organizou e serviu de forma espectacular, todos os membros dos COP’s presentes, reuniram-se juntamente com o COD e o Sr. Arcebispo, para fazermos o “ponto de situação” quanto à preparação feita até agora, para a recepção dos participantes nos “Dias na (nossa) Diocese”. Além das nacionalidades, dioceses de origem e do número de jovens inscritos até agora, e que nos irão visitar nos últimos dias do próximo mês de Julho, abordámos também algumas questões práticas quanto aos próximos “passos” a serem dados a nível diocesano e paroquial nesta exigente tarefa de acolher todos os jovens que pretendem vir para a diocese de Évora. No final, aproveitámos para esclarecer algumas duvidas quanto às inscrições que estão a decorrer para as JMJ, bem como alguns outros aspectos práticos relacionados com ambos os eventos (JMJ e DnD).
Regressámos depois à Igreja de S. Francisco, para a abertura oficial da “sede” das JMJ em Évora, que fica em edifício contiguo à referida igreja. Além da breve visita às instalações, reuniram-se em grupos, os representantes dos COP’s e do COD de cada departamento (comunicação e programação geral, logística e liturgia, e inscrições), para serem prestados alguns esclarecimentos e próximos passos a dar, acerca da missão/tarefa de cada departamento em específico, bem como reforçar a interligação entre todos os envolvidos nos comités organizadores.
O dia terminou com o concerto do Coro do Município de Benavente na Igreja de S. Francisco.
Tratou-se de um dia de trabalho bastante “frutuoso”, na medida em que, além de termos ficado a par de todo o trabalho desenvolvido pelo COD em apoio a cada COP no que respeita aos dias na diocese, permitiu-nos também “limar várias arestas” naqueles que são os vários itens relacionados com a participação nas JMJ2023. Tal como Maria, também nós continuamos a caminho, até porque a JMJ está já está a acontecer em Évora. Por Jorge Ramalho

“No passado sábado, dia 21, realizou-se o encontro dos COP, na sede do COD. Foi uma oportunidade para conhecer e partilhar experiências com outros envolvidos na preparação para as JMJ. Vivemos uma experiência de comunidade; Ali pudemos sentir que já estamos a caminho, todos juntos, com a mesma vontade e a mesma fé.” Por Célia Antunes

COP Montemor-o-Novo:
“A caminho da JMJ Lisboa 2023, ontem demos mais um passo importante. Conhecemos os grupos que iremos receber, bem como a equipa que prepara este grande evento na nossa diocese. Muitos parabéns ao COD pelo excelente trabalho realizado até aqui e a todos os COPs que tentam levar este desafio em frente.” Por Célia Vitorino
“Antes de mais, queria agradecer esta excelente iniciativa. Uma excelente oportunidade para todas as pessoas (sobretudo jovens) que têm como objetivo criar uma relação mais próxima com Deus. Esta oração de 24 horas foi uma atividade muito dinâmica e foi lá que eu conheci uma pessoa muito especial que até ao momento desconhecia. O seu nome era Carlos Acutis – também conhecido como o influencer de Deus. Ele era uma força da natureza completamente absurda e uma fonte de inspiração para cada um de nós… Mesmo com leucemia nunca disse que a vida era ingrata e nunca culpou Deus por isso. Ele viveu a sua vida sempre feliz, a ajudar os outros e a ser um mensageiro de Deus. Achei incrível e senti-me bastante inspirado por este jovem. É assim que a vida deve ser vivida… A amar o próximo e a aproveitar todos os segundos enquanto cá estamos porque a vida é uma dádiva de Deus.
Obrigado por me terem metido a mão na consciência através de vídeos como estes. Vamos ajudar-nos uns aos outros. Sozinhos vamos mais rápidos mas em grupo vamos mais longe.” Por Gonçalo Maltez


FOTOREPORTAGEM:

24h de oração pelas JMJ 2023 na Arquidiocese de Évora


 

REVEJA AQUI A TRANSMISSÃO DA EUCARISTIA DE ABERTURA DAS 24H DE ORAÇÃO, PRESIDIDA PELO ARCEBISPO DE ÉVORA, NA IGREJA DE SÃO FRANCISCO – IGREJA JMJ DA ARQUIDIOCESE DE ÉVORA:

As 24h de Oração pela Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 é uma proposta do Comité Organizador Local (COL) a todas as dioceses do nosso país, e da qual a Arquidiocese de Évora não podia ficar de fora. Na impossibilidade de termos uma igreja aberta durante 24h, foi criada uma rede pela Arquidiocese inteira, entre os dias 21 e 22 de janeiro. Iniciamos esta iniciativa com a celebração de Eucaristia na Igreja JMJ da Arquidiocese de Évora – Igreja de São Francisco em Évora, pelas 11h30. De seguida, as várias paróquias e congregações espalhadas pela nossa Diocese, que integraram esta iniciativa, irão rezar durante 24 horas pela JMJ. Esta atividade termina com Eucaristia novamente na Igreja de São Francisco pelas 12h.

 

O que queremos nestas 24 horas de Oração pela JMJ?

A resposta é simples: queremos estar mais perto de Jesus, que nos salvou, que nos ama, que nos perdoa uma e outra vez. Jesus quer que sejamos felizes e tudo faz por isso. Perante isto, nestas 24 horas de Oração pela JMJ queremos estar com Ele, queremos agradecer-Lhe tudo. Mas queremos, em particular, focar na próxima Jornada Mundial da Juventude. Agradecer-Lhe a visita do Papa a Lisboa e pedir-Lhe que ajude os jovens de todo o mundo a encontrarem Jesus nas suas vidas, nas nossas vidas, na tua vida. Será um momento onde poderás pedir desculpa a Deus, através do Sacramento da Reconciliação. Mas neste evento, não esqueçamos a imagem de Maria, que partiu apressadamente ao encontro de Isabel. Nós próprios também queremos ir apressadamente ao encontro de Jesus, queremos ir apressadamente chamar amigos para fazer companhia a Jesus, queremos ir apressadamente à JMJ e queremos fazer tudo isto com Maria, nossa Mãe e Mãe de Jesus.

 

Consulta o horário para ficares a par dos locais onde poderás juntar-te à iniciativa.

 

Contactos