Reunião preparatória do Biénio Vocacional na Província Eclesiástica decorreu em Évora

No dia 23 de julho, no Seminário Maior de Évora, decorreu uma reunião de preparação do Biénio Vocacional que irá ser vivido na Província Eclesiástica de Évora, que é constituída pelas Dioceses de Évora, Beja e Algarve. Marcaram presença na reunião os Bispos das três dioceses, nomeadamente, D. Francisco José Senra Coelho (Évora), D. João Marcos (Beja) e D. Manuel Quintas (Algarve). Além dos Prelados, tomaram parte nos trabalhos os responsáveis diocesanos pela Pastoral das Vocações.
No final da reunião, o Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho disse, em declarações ao jornal “a defesa”, que “um biénio vocacional é um serviço à sociedade. Não é uma busca que a Igreja anda a fazer de padres, ou de monges, ou de missionários. É uma oportunidade de reflexão de encontro consigo mesmo, de crescimento humano que a Igreja propõe num ambiente muito superficial e onde muitas vezes também não acontece a ajuda nem espiritual nem psicológica”.
“Hoje, a Província Eclesiástica de Évora esteve já a trabalhar num projecto ambicioso, realista e desejamos que alcançável para que o maior número possível de pessoas – estamos a pensar muito nas novas gerações – tenham uma oportunidade de fazer um encontro vocacional consigo mesmo, nas opções definitivas e essenciais da vida onde se podem definir até profissionalmente”, explicou.
“Vamos acreditar que serviremos com um dinamismo próprio da Igreja, que é a espiritualidade, a nossa população quer jovem, quer adulta, enfim, todas as pessoas que se queiram reencontrar, refazer, questionar, pois é sempre saudável voltar ao princípio para solidificar o presente”, apontou.
O projecto do Biénio Vocacional aproveitará ainda a sinergia com toda a dinâmica das Jornadas Mundiais da Juventude que estão a ser preparadas e serão vividas em Lisboa em 2023.
“Gostaria muito que todos nos envolvêssemos neste Projecto”, desafiou.