15 de Maio: Visita Pascal celebra-se na Unidade Pastoral de Mora

A Visita Pascal é o sentir e o acolher Cristo em nossas casas, nas ruas da nossa comunidade, nas nossas instituições.
São os sinos a tocar elevando aos céus a nosso sentimento de agradecimento pela Ressurreição de Cristo, vivo e verdadeiro.
É o convívio possível, com a atenção recomendável, das pessoas entre si.
É o clima de festa que nos recorda a alegria dos primeiros cristãos e nos satisfaz interiormente.
Estes são sempre os primeiros e últimos princípios e desejos. Tudo o que passe desta orientação espiritual não é propriamente Visita Pascal.

A Visita Pascal é um tradição forte na zona centro e norte do país… pensamos que inexistente no Sul. Mas desde 2018 é celebrada com todo o rigor e solenidade no Concelho de Mora. Pois o pároco, P. Nelson Fernandes, sendo minhoto, achou por bem trazer consigo esta tradição. E que extraordinária tradição! Os alentejanos conseguem igualar-se no sentido espiritual e festivo que estas solenidades merecem.

O Tempo Pascal decorre do dia 17 de Abril até 4 de Junho – significa que durante todos estes dias se pode também fazer a Visita Pascal. Temos consciência que muitas comunidades não foram ensinadas, ou pelo menos, não tão bem informadas que a Pascoa não se prende apenas a dois Domingos, mas sim 50 dias. Tal como a Quaresma são 40 dias. Nesse sentido a Visita Pascal acontecerá, em Mora, na tarde do dia 24 de abril, em Pavia, na tarde do dia 25 de abril, e em Malarranha na tarde 8 de Maio.

Desafiamos, através do nosso testemunho, todas as Comunidades alentejanas e algarvias a iniciarem esta tradição única e insubstituível.

Unidade Pastoral de Mora