O auditório da Casa das Servas da Santa Igreja, congregação fundada por D. Manuel da Conceição Santos, antigo Arcebispo de Évora, foi lugar do lançamento, a 26 de novembro, da mais recente obra do Pe João Luís Silva, editada pela Paulus. Intitulada “Senhora do Coração Orante”. Este novo livro é um documento que conta a história da representação de Nossa Senhora com o mesmo nome e que conta com alguns testemunhos e uma novena.
Os presentes foram recebidos pelo autor e pelo editor, cabendo ao Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, a apresentação da obra. Na sua partilha D. Francisco socorreu-se também da História, tendo como mote um excerto do prefácio assinado por D. Duarte Pio, Duque de Bragança: “Não se pode negar o lugar muito especial que Maria ocupa no coração do povo português”. E assim o prelado relembrou as sete alianças estabelecidas por este povo com Nossa Senhora, desde a sua fundação enquanto nação, feita por D. Afonso Henriques, até à aliança estabelecida em Fátima, em 1917. E se nas seis primeiras é o povo que faz subir a sua voz ao Céu, na sétima, sendo sete o número bíblico da perfeição, é Nossa Senhora que desce do Céu para renovar a sua aliança com a nação lusa: “em Portugal se conservará sempre o dogma da fé”.
Referindo-se especificamente à imagem da Senhora do Coração Orante, D. Francisco, referiu que existem várias formas de interpretar esta iconografia, mas aquela que prefere é a representação da Igreja. A Igreja que adora o seu Senhor, mas também serve os mais frágeis e esquecidos com o Amor, representado no coração da imagem, enquanto espera a derradeira vinda de Jesus. E como é Igreja, destacou os nove dias de oração com a Senhora, em que se medita com palavras do Papa Francisco. Relembre-se que esta imagem tem como grandes intenções de oração a Paz e o Santo Padre.