8 de dezembro: Celebração da Imaculada Conceição na Arquidiocese de Évora (Com vídeo)

Neste dia 8 de Dezembro celebra-se a solenidade de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal e da nossa Arquidiocese de Évora.

Vila Viçosa

Neste dia 8 de dezembro, a Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa celebra no Santuário Nacional da Padroeira de Portugal, em Vila Viçosa, a solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria.

Às 11h00, o Arcebispo de Évora presidiu à solene Eucaristia, que foi transmitida em direto no canal de youtube da Arquidiocese de Évora: https://www.youtube.com/@arquidiocesedeevora/streams

Durante a Eucaristia da Solenidade da Imaculada Conceição, aconteceu a designação do Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa como Santuário JMJ.

Sé de Évora

De 29 de novembro a 7 de dezembro, às 21h, foi celebrada a tradicional Novena da Imaculada Conceição na Catedral de Évora, com recitação do terço, pregação e bênção do Santíssimo Sacramento.

Como é habitual, cada dia da Novena, que este ano tem como tema geral “Caminhar juntos na Esperança”, contou com a reflexão de um tema do Guião da Catequese de Adultos, a cargo de uma Paróquia da Cidade de Évora, a saber: dia 29 de novembro, “A vida nova em Cristo” (tema 1), pela Paróquia da Sé; dia 30 de novembro, “Somos Filhos de Deus” (tema 2), pela Paróquia de S. Brás; 1 de dezembro, “Dons ao serviço de todos” (tema 3), pela Paróquia de S. Pedro; 2 de dezembro, “O amor acima de tudo” (tema 6), pela Paróquia da Senhora da Saúde; 3 de dezembro, “Os carismas na comunidade” (tema 7), pela Paróquia de Santo Antão; 4 de dezembro “Evitar as divisões” (tema 10), pela Paróquia de Nª Sª Auxiliadora; 5 de dezembro, “Atuar em nome de Cristo” (tema 12), pela Paróquia de Nª Sª de Fátima; 6 de dezembro, “Somos as pedras vivas” (tema 5), pela Paróquia de S. Mamede; 7 de dezembro, “Chamados a ser testemunhas” (tema 16) – Vigília vocacional, pelo Seminário Maior de Évora.

No dia 8 de dezembro, pelas 17h, o Arcebispo de Évora presidirá à Eucaristia da Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria.

Vila Viçosa

Neste dia 8 de dezembro, a Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa celebra no Santuário Nacional da Padroeira de Portugal, em Vila Viçosa, a solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria.

Quase desde os alvores da portugalidade, que o Santuário Nacional da Padroeira de Portugal, Nossa Senhora da Conceição, reúne em Vila Viçosa, a nobre gente da Nação Fidelíssima, a Terra de Santa Maria.

E comprova a História, que mais forte se faz esta união entre Portugal e Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, quando em perigo se coloca a nação e a sua independência: São Nuno de Santa Maria, o Condestável do Reino, oferece trono à Virgem Maria, aqui, nos alvores do Século XV, e Sua Majestade, o Rei D. João IV, coroará a Senhora da Conceição, em plena Guerra da Restauração, no ano de 1646.

Rezam as crónicas, que aqui permanecerá para sempre, o eco de louvor das tropas ajoelhadas defronte do Santuário da Padroeira, na tarde de 17 de junho de 1665, finda a Batalha de Montes Claros, ganha a Castela ao grito de “Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa”.

E de perto ou de mais longe, em grupo ou sozinha, jamais a gente deixou de acorrer a este “Altar de Portugal”, todo o ano, mas muito especialmente no dia da Imaculada Conceição, porque não existe inverno nem dezembro, que nos arrefeça o coração e o amor pela mãe de Jesus.

Após os difíceis anos da pandemia, e no contexto doloroso do regresso da guerra à velha Europa, celebraremos este 8 de dezembro de 2022, com os muitos que a nós se queiram juntar, rezando a Maria, a Rainha da Paz, para que a todos inspire a acolher na vida, o Evangelho de Jesus, e que as palavras, os gestos e as atitudes, sublinhem esse tão fundamental conselho materno de “Fazei o que Ele vos disser”.

“Criámos condições para bem receber a todos, a começar, desde logo, por um serviço de acolhimento aos peregrinos”, informa a Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa e a Confraria dos Escravos de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, que partilham o programa que ali ocorrerá:

 

No Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa, de 29 de Novembro a 7 de Dezembro, pelas 21h, acontece a Novena preparatória para a Solenidade da Imaculada Conceição, com terço e pregação.

No dia 2 de Dezembro, às 14h30, encontro das crianças de Vila Viçosa com Nossa Senhora.

No dia 3 de Dezembro, às 15h00, concerto pelo Grupo Figo Maduro.

No dia 5 de Dezembro, às 21h00, Confissões.

No dia 6 de Dezembro, às 15h30, Santa Unção.

No dia 7 de Dezembro pelas 17h00, acontecerá o acolhimento aos Peregrinos. Às 18h, será celebrada Eucaristia com Bênção das Grávidas. Às 21h, encerramento da Novena com Procissão das Velas à volta das muralhas do Castelo e Vigília de Oração.

No dia 8 de Dezembro:
– Às 9h30, acolhimento dos peregrinos e recitação do Terço, a cargo das Confrarias de Nossa Senhora da Conceição.
– Às 11h00, Eucaristia da Solenidade da Imaculada Conceição, presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho. E designação do Santuário como Santuário JMJ.
– Às 15h00, início da Procissão em honra de Nossa Senhora da Conceição pelas ruas de Vila Viçosa.
– Às 17h00, fim da Procissão e Eucaristia da tarde com Investidura de novos confrades.
– Às 18h30, Ato de Consagração e encerramento das Solenidades.

Mais informações, acompanhe o Facebook do Santuário Nacional – https://www.facebook.com/santuariovvicosa.

 


Montemor-o-Novo

Em Montemor-o-Novo existe a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, que foi restaurada e reaberta ao culto há 20 anos.
Vamos celebrar esta data com a celebração da Eucaristia nesta Igreja, no dia 8 de Dezembro, às 15 horas. Queremos retomar as celebrações neste lugar, depois de termos estado impedidos por causa da pandemia.
A novena preparatória começa no dia 29 de Novembro até ao dia 7 de Dezembro, na Igreja Matriz, com recitação do terço às 18 horas e Eucaristia às 18,30 horas.Convidam-se os montemorenses devotos de Nossa Senhora da Conceição a participar.


Montargil

A Solenidade da Imaculada Conceição vai ser celebrada na Paróquia de Montargil com o seguinte programa: 29 de Novembro – Procissão de Velas, às 20h30; De 30 de Novembro a 7 de Dezembro – Recitação do terço, às 20h30, na Igreja Matriz; Solenidade da Imaculada, dia 8 de Dezembro – Recitação do Terço, às 11h30; Solene Eucaristia, às 12h00; Procissão de Regresso.

Contactos