30 de Outubro: II Congresso Nacional do Movimento dos Cursilhos de Cristandade

Nos dias 30 e 31 de outubro decorrerá, em Fátima, o II Congresso Nacional do Movimento dos Cursilhos de Cristandade, subordinado ao tema: “Os Cursilhos de Cristandade numa Igreja em saída”.
O dia 30, sábado, é marcado por um conjunto de palestras, que decorrem no Centro Pastoral Paulo VI. Este Congresso parte do grande desejo do Papa Francisco que a Igreja se identifique com um hospital de campanha e viva a espiritualidade de uma Igreja em saída. Com a ajuda de Dom Francisco José Senra Coelho, Arcebispo de Évora, na primeira comunicação deste Congresso, o MCC irá encontrar o seu lugar como movimento eclesial, “numa Igreja em saída”. A partir deste tema ou “rollo” (expressão comumente utilizada nos Cursilhos de Cristandade), decorrerão dois grandes momentos de testemunho e partilha. O primeiro momento de partilha ou mesa redonda levará os presentes à consciencialização do MCC como Movimento eclesial, em conversa com Dom António Augusto, Bispo de Vila Real, e o Padre Amaro Gonçalo e a família Osswald da Diocese do Porto. Por ser um Movimento de Igreja está ao serviço do mundo e realiza-se nos ambientes próprios de cada cursilhista, como testemunhará Fernando Santos (selecionador nacional), Maria José Paschoal (atriz), Adelaide Teixeira (política); Jorge Pinho (empresário) e Margarita Gomez (enfermeira no IPO). A concluir os trabalhos destes dias e em nome da Igreja em Portugal, Dom José Ornelas, Presidente da Conferência Episcopal, responderá à questão que o MCC coloca: “O que espera a Igreja em Portugal do MCC?”.
Ao final do dia, o Movimento incorpora-se na Recitação do Terço e na Procissão das Velas a partir da Capelinha das Aparições e, no dia 31, na Recitação do Terço, às 10h15, seguida da Concelebração Eucarística, consagrando à Virgem e Senhora do Rosário o Movimento e a busca incessante da fidelidade ao carisma fundacional.


No próximo dia 30 de outubro, ao concluir o mês missionário, o Secretariado Nacional de Portugal do Movimento dos Cursilhos de Cristandade levará a cabo o Segundo Congresso Nacional, subordinado ao tema “O MCC numa Igreja em saída”.

Este evento eclesial, realizado a partir de testemunhos de vida de cristãos que um dia fizeram a sua experiência de encontro consigo mesmos, com Cristo e com os irmãos e alimentam a sua vivência através dos meios de perseverança que o movimento sugere, decorrerá no Centro Pastoral Paulo VI do Santuário de Fátima, e apresentará temáticas sobre a identidade e missão do Movimento e de cada cursilhista na Igreja e nos seus ambientes, nestes tempos de pós-pandemia, a fim de fermentar de Evangelho cada circunstância e cada situação.

 


 

30 de outubro: Movimento dos Cursilhos de Cristandade reúne em Congresso Nacional

No dia 30 de outubro, sábado, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, decorrerá o II Congresso Nacional do Movimento dos Cursilhos de Cristandade, sob o tema: “Os Cursilhos de Cristandade numa Igreja em saída”.
O grande objetivo deste Congresso, impulsionado pelo Secretariado Nacional dos Cursilhos de Cristandade, é, de acordo com os seus organizadores, recolocar o Movimento, de acordo com o seu carisma e a sua finalidade, plasmado no “Ideias Fundamentais”, ao serviço da Igreja e do Mundo, de acordo com o desejo de Deus, a voz dos Pastores e o testemunho dos cursilhistas nos seus ambientes.
Este Congresso será ocasião propícia para, após este tremendo tempo de pandemia do Covid-19, centrarmos a vida do MCC no seu carisma fundacional, que se traduz no anúncio querigmático a todos, fundamentalmente aos mais afastados, e na consciência de que cada cursilhista é Igreja e, como tal, os seus ambientes (familiar, social, profissional) o terreno que o Senhor nos concede para vivermos e testemunharmos o nosso ser cristão.

 


 


Consciente de que “antes de falar aos homens de Deus, o cristão fala a Deus dos homens”, o Secretariado Nacional do Movimento dos Cursilhos de Cristandade, convidou todos os cristãos a colocarem-se em atitude de intendência, ou seja, de oração pelos bons frutos espirituais desta atividade nacional. Para tal enviou a todos os Secretariados Diocesanos a seguinte oração:

Senhor Jesus,
que, a partir de um Cursilho de Cristandade,
nos concedeste a firme certeza de que diariamente vens ao nosso encontro
e nos colocas aos Teus divinos ombros,
mostrando-nos o caminho que nos conduz ao verdadeiro Caminho,
nesta hora de singular importância
queremos pedir-Te, em atitude de intendência,
as luzes do Espírito Santo para o Congresso Nacional que estamos a preparar,
bem como a fidelidade para concretizarmos as propostas
trazidas aos Cursilhos de Cristandade pelo Teu Divino Espírito,
como Graças Atuais,
para que, mais eficazmente,
sejamos anunciadores da Boa Nova aos mais afastados do Teu amor.
A Ti, que vives e reinas pelos séculos dos séculos.
Amém.

Deixar um Comentário