No dia 26 de fevereiro, primeiro Domingo da Quaresma, um grupo de 34 catecúmenos, com os seus padrinhos, com os párocos e os catequistas, oriundos de várias paróquias da Arquidiocese de Évora, participaram no Rito da Inscrição do Nome e da Eleição para os Sacramentos de Iniciação da Fé.
A Eucaristia, na Catedral de Évora, foi presidida por D. Francisco José Senra Coelho, dando assim início às Catequeses Quaresmais, que decorrerão nos dias 7, 14 e 21 de Março, às 21h30, na igreja do Espírito Santo, em Évora, e que terão a sua conclusão no dia 31 março, às 21h30, após a realização da Via Sacra, na igreja de São Francisco.
Na introdução da homilia, após as saudações, o Prelado Eborense deixou uma palavra especial de cumprimento aos 34 catecúmenos. “Cumprimento de coração cada uma e cada um de vós, queridos irmãos catecúmenos, que hoje vindes a esta igreja mãe da Arquidiocese, a nossa Sé, onde está a sede do Bispo, a cátedra, para fazerdes a inscriptio e inscrevermos no livro da vida aqueles que querem viver a vida de Jesus, que Ele nos concede pelo Espírito Santo”, saudou, deixando ainda uma palavra aos catequistas e aos garantes (padrinhos) dos catecúmenos.
Na reflexão sobre as leituras, o Arcebispo de Évora recordou aos catecúmenos que a Igreja surgiu num ambiente muito difícil, de perseguição. “Logo nos primeiros séculos, ser cristão significava assumir uma escolha que implicava toda a vida. Por isso, temos nos nossos ouvidos o eco das catequeses da Igreja primitiva, que iam ao encontro da grande escolha pelo caminho da vida, em alternativa ao caminho da morte”, disse, sublinhando que “hoje estamos a iniciar a primeira Catequese da Quaresma, sendo fiéis à Igreja primitiva”.
“O homem quis ser como Deus, viver sem Deus. Essa é a grande iniquidade, o homem mata Deus e autoproclama-se Deus”, sublinhou o Prelado na reflexão sobre as leituras.
Dirigindo-se aos Catecúmenos, o Arcebispo de Évora disse que “estais aqui sabendo que no dia do vosso baptismo ireis, livremente e conscientemente, escolher esta árvore da vida, o projecto de Deus. Direis sim ao Deus criador, direis creio ao Deus que se manifesta na beleza do seu amor dando a vida por nós para nos resgatar de todas as nossas iniquidades”.
“No Evangelho, percebemos que Jesus é o vencedor da tentação, do maligno, do pai da mentira”, afiançou D. Francisco Senra Coelho, explicando aos catecúmenos que “na celebração do vosso baptismo ireis renunciar, dizer não à iniquidade, ao caminho da morte e, na vossa liberdade, ireis escolher a beleza do Amor, o olhar de Cristo, abraçando esse amor com o vosso sim”.
“Ao serdes baptizados sereis missionários da beleza, da liberdade de Deus, que é o Amor de Deus”, disse o Arcebispo de Évora, desafiando todos a “permanecerem sempre na árvore da vida”.
“Peço a toda a comunidade que rezemos pelos nossos catecúmenos. Porque toda a Arquidiocese vive este momento com profunda alegria, porque vós, catecúmenos, sois uma dádiva para nós. Queremos merecer-vos, por isso vamos viver a Quaresma, preparar-nos por dentro para vos merecer e vos receber em nossas comunidades”, concluiu D. Francisco José Senra Coelho.
Texto: Pedro Miguel Conceição
Fotos: Paulo e Débora Azadinho